"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 10 de março de 2014

VASOS COMUNICANTES


Os países e continentes bem que poderiam dispor de uma espécie de sistema de vasos comunicantes controlados, com o objetivo de regularizar a distribuição de águas ao longo de seus respectivos territórios, transpondo-as de uma região com excesso dela para outra com falta. 
Seriam evitados, assim, dramas como o que estão atualmente vivendo populações inteiras da região norte do país, com as cheias dos rios, e problemas que atingem o nordeste, e mesmo o sudeste, que sofrem com as secas. 
 
Evidentemente, são tipos de obras de alto custo mas o governo petista, dentro do seu elenco de realizações, inaugurou estrepitosamente, nessa terra de pindorama abaixo do equador, há alguns anos, um mega-empreendimento do tipo, visando à interligação do Rio São Francisco com regiões secularmente necessitadas de água. 
 
É verdade que vários trechos do projeto hoje estão abandonados, comprometendo sua sempre adiada inauguração, frequentemente proclamada em inflamados discursos regionais, com forte teor eleitoral. 
 
De qualquer modo, se um dia concluída a obra, será adquirida a experiência para a concretização de projetos semelhantes país afora, pois tempo é o que não faltará ao PT, certo de que seus aparelhamentos e esquemas de interdependência dos três poderes com o executivo deverão garantir-lhe a quase eternização no comando do país. 
Que saudades do sonho brasileiro de democratização!
 
10 de março de 2014
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário