Os países e continentes bem que poderiam dispor de uma espécie de sistema de vasos comunicantes controlados, com o objetivo de regularizar a distribuição de águas ao longo de seus respectivos territórios, transpondo-as de uma região com excesso dela para outra com falta.
Seriam evitados, assim, dramas como o que estão atualmente vivendo populações inteiras da região norte do país, com as cheias dos rios, e problemas que atingem o nordeste, e mesmo o sudeste, que sofrem com as secas.
Evidentemente, são tipos de obras de alto custo mas o governo petista, dentro do seu elenco de realizações, inaugurou estrepitosamente, nessa terra de pindorama abaixo do equador, há alguns anos, um mega-empreendimento do tipo, visando à interligação do Rio São Francisco com regiões secularmente necessitadas de água.
É verdade que vários trechos do projeto hoje estão abandonados, comprometendo sua sempre adiada inauguração, frequentemente proclamada em inflamados discursos regionais, com forte teor eleitoral.
De qualquer modo, se um dia concluída a obra, será adquirida a experiência para a concretização de projetos semelhantes país afora, pois tempo é o que não faltará ao PT, certo de que seus aparelhamentos e esquemas de interdependência dos três poderes com o executivo deverão garantir-lhe a quase eternização no comando do país.
Que saudades do sonho brasileiro de democratização!
10 de março de 2014
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário