"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Mensagens do grupo “Vocês saberão quem somos” avisam que Maduro será derrubado por militares patriotas

Venezuelanos repudiam e espalham velho vídeo de Lula dando apoio à campanha que elegeu Nicolas Maduro (por meio de descarada fraude).

O Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, corre o risco concreto de sofrer um golpe militar interno para ser tirado do poder. A previsão é de um militar de alta patente que afirma ser um “patriota” da Força Armada Nacional Bolivariana, “com informações vitais para vencer esta luta”. Desde quinta-feira, uma conspiração em marcha contra o podre regime de Maduro espalha uma mensagem apócrifa, com o aviso: “Vocês saberão quem somos” (Ustedes sabrán quienes somos).

O General – que não se identifica – pede que o povo da Venezuela mantenha disciplina e perseverança em sua desobediência civil, até que “haja uma força que nos permita agir”. O militar recomenda que os civis só usem armas para reagir em legítima defesa, quando atacados, e não em ações ofensivas – que custarão vidas. Na avaliação do oficial, “as revoltas populares devem criar as condições para nós, os patriotas possamos agir dentro da Força Armada Nacional Bolivariana”.

A oposição ao regime bolivariano dentro das Forças Armadas – que afirma não aceitar a interferência cubana nas decisões internas – garante que “está organizada e já tirando proveito de pontos fracos do regime”. Na mensagem apócrifa a lideranças das revoltas, o militar reafirma seus alvos principais: “Não é nenhum segredo que Nicolas Maduro é um homem sem rumo, até de si mesmo, mas quem está por trás das atrocidades é Diosdado Cabello (presidente da Assembleia Nacional da Venezuela)”.

A tensão e insatisfação populares são crescentes nos estados de Táchira, Carabobo, Mérida, Bolívar, e Caracas. As manifestações continuam ativas. Estradas permanecem bloqueadas. O maior problema é a falta de alimentos. Agora, Maduro ameaça os estados opositores com o corte no fornecimento de combustível. Ontem, o ministro do Petróleo, Rafael Ramirez, advertiu que o governo pretende cortar o abastecimento para o que chama de “zonas de cerco fascistas”.

O problema para o povo venezuelano é que, até que o regime de Maduro realmente se enfraqueça, a ponto de sofrer algum tipo de golpe interno, o risco de o país mergulhar em uma guerra civil, com cada vez mais vítimas fatais, torna-se uma triste realidade concreta. Ainda é muito inconsistente a condenação da comunidade internacional aos atos bárbaros cometidos pelo regime de Maduro.

Apesar da eficiente guerrilha de informação promovida pela oposição venezuelana, o país parece abandonado à própria sorte. Uma mudança de regime não dependerá apenas da ação de cidadãos comuns, principalmente donas de casa que filmam abusos da repressão bolivariana e de estudantes que corajosamente partem para protestos nas ruas, enfrentando a Guarda Nacional Bolivariana (onde as chamadas “viúvas negras” de Cuba estão claramente infiltradas e agindo com violência contra aquele que não é seu povo).

No Brasil, a cúpula do PT continua mantendo seu irrestrito apoio ao regime Maduro (herdeiro do embalsamado Hugo Chávez, que logo terá seu nome apagado da história, no melhor estilo stalinista que conduz revoluções comunistas pragmáticas, que precisam sempre de um vivo líder carismático, como é o caso da farsa bolivariana).

Acuda-me, Lula...  


A Lição da Venezuela aos Brasileiros


Esclarecedor vídeo produzido por Bruna Luiza, do blog Garotas Direitas:

“Os maiores inimigos da liberdade não são os ditadores: são os omissos”.

Opressão pura


Imagens feitas por venezuelanas mostram como a Guarda Nacional Bolivariana abusa do autoritarismo, invadindo o condomínio residencial Cardenal Quintero, em Merida.

Além de invadir uma propriedade privada, a GNB de Nicolas Maduro exagera na artilharia contra civis indefesos, sob protesto de moradores.

Barrigada da Mansão


Não procede a informação de que a Presidenta Dilma tenha comprado a mansão da foto acima por R$ 5 milhões.

Situada na Avenida Copacabana, 41, bairro Tristeza, em Porto Alegre, a propriedade pertence ao publicitário Hugo F, Hoffman.

Dilma tem um apartamento no mesmo bairro, onde fica quando está na capital gaúcha.

Sambinha da Presidanta


Certamente, a marchinha vai fazer o maior sucesso no carnaval da oposição.

O refrão “Dilma em Cuba lança Porto” vai dar o que avacalhar...

Bocão ou Blocão?


No cofrinho público não vai nada?

Observação pertinente do professor Mário de Souza, na internet:

A doação é um rendimento isento de Imposto de Renda, mas, dependendo do Estado onde o beneficiário resida e caso o valor recebido ultrapasse R$ 46.000,00, estará sujeito à aplicação do tributo denominado “Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação”, cuja alíquota é de 4%.
Quando é que os beneficiados pelas “doações” vão providenciar os depósitos, aos cofres públicos de seu Estado, do valor correspondente à taxação do que receberam?
Na opinião do Mário de Souza, já que a legislação existe, deve ser aplicada a todos, em quaisquer circunstâncias.
O professor acha uma pena que a alíquota não seja igual à da mordida do voraz Leão da Receita Federal...
Susto no Vaticano

No clic de Ricardo Stuckert, da Presidência da República, Dilma vai ao Vaticano entregar uma camiseta autografada da seleção da CBF para o Papa Francisco que torce pela Argentina (mas também pelo Flamengo, nas horas vagas...).


Novos cardeais
O Papa Francisco nomeou hoje de manhã 19 novos cardeais.
O agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, recebeu seu barrete e anel cardinalício.
A cerimônia teve a presença de Bento 16 – o “Papa Emérito” – que chegou de surpresa ao evento.
Agora, o Colégio Cardinalício, que elege o Papa, passa a contar com 218 cardeais de 69 países.
Beleza de manifestação...


Lindíssimas misses da Venezuela lançam, nas redes sociais, uma belíssima manifestação cidadã, pedindo paz, democracia e liberdade em seu país, depois do trágico assassinato da jovem miss Génesis Carmona, em meio a uma manifestação pacífica de estudantes, que foi reprimida pelas milícias bolivarianas de Nicolas Maduro.
 

O Movimento tem a hashtag: #Misses4Peace #prayforvenezuela

 
Aliás...
 
A coisa vai ficar muito feia para o Maduro.
 
Não se tem notícia, na história, de uma reunião de tanta mulher bonita para protestar contra um desgoverno...
 
Se dependesse apenas destes belíssimos protestos, Maduro cairia facilmente de podre, por sua incompetência, violenta arrogância e autoritarismo.
 
Amarrando bandidos em postes
 

Já pensou se essa moda pela lá pros lados da Ilha da Fantasia?
 
Clube dos artistas
 
Gafe Planejada
 
Otoridade é tudo
 
 
Numerologia do fracasso
 
 
Indo preso

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

23 de fevereiro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário