"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

N0. 2 DA FAZENDA É IGNORADO PELO MERCADO



Analistas estão mais preocupados com moderação de gastos pelo governo do que com escolha de Caffarelli
Vice do Banco do Brasil é nome desconhecido entre operadores, o que pode dificultar a troca de informações
 
Passou praticamente em branco no mercado financeiro a indicação do vice-presidente do Banco do Brasil Paulo Rogério Caffarelli para o segundo posto mais importante do Ministério da Fazenda.
 
Como a Folha revelou anteontem, o executivo assumirá o cargo de secretário-executivo do ministro Guido Mantega com a missão de melhorar a comunicação com o mercado e o setor privado.

Operadores e analistas elogiaram a iniciativa, mas afirmam desconhecer o interlocutor e o que ele pensa sobre a política econômica, o que pode não ajudar muito a melhorar a troca de informações com o mercado financeiro.
 
Caffarelli é graduado em direito e funcionário de carreira do banco estatal. Mas é um ilustre desconhecido nas mesas de operação financeira.
 
"Como veio da área de crédito do Banco do Brasil, ele pode conhecer empresas, mas, para o mercado, o diálogo não muda muito", disse o sócio de uma gestora de recursos, que pediu sigilo.
 
Para analistas, mais do que ao mensageiro, os ouvidos do mercado estão atentos às mensagens.
 
A mais esperada delas é a economia que o governo deve fazer em suas despesas neste ano. O anúncio é aguardado para a semana que vem.
 
Agências de classificação de risco e analistas esperam que o governo indique que vai moderar seus gastos, a fim de evitar um rebaixamento da nota de crédito do país.
 
A iniciativa poderia contribuir ainda para esfriar o consumo e ajudar o Banco Central a controlar a inflação e evitar aumentos dos juros.
 
Além da sinalização, porém, o mercado quer saber como o governo ajustará suas contas, diante de um crescimento econômico ainda baixo e que tende a deprimir a arrecadação de impostos.
 
Manobras recentes feitas pelo governo para fechar as contas deixaram analistas desconfiados.
 
"Se chamaram o Cafarelli na esperança de que ele vá convencer o mercado, estão perdendo tempo. A essa altura, mesmo que ele seja muito competente, a demanda por mudanças passa por muito mais do que trocar a secretaria-executiva", disse Sérgio Vale, economista-chefe da consultoria MB Associados.
 
Ontem, no dia seguinte à notícia, a Bolsa subiu 2,39% e o dólar à vista recuou 0,69%, para R$ 2,385. Mas operadores atribuem a maré positiva a um movimento global de otimismo com os EUA. Outro fator foi a alta de ações de empresas de energia.
 
"A nomeação é neutra. A intenção do governo é melhorar seu relacionamento com o mercado financeiro, mas isso não vai acontecer dessa forma. Só diante de resultados concretos e medidas efetivas o mercado só passará a ver melhor o governo", disse Júlio Hegedus, economista-chefe da consultoria Lopes Filho.

07 de fevereiro de 2014
MARIANA CARNEIRO ANDERSON FIGO - FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário