"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A CAIXA PRETA DO FGTS

Amigos, há tempos alerto sobre o problema do FGTS. Por exemplo, no dia 25 de março de 2009 escrevi:

"
O governo brasileiro está saqueando o FGTS, só tenho um comentário nesse ponto: quando ocorrer uma recessão e os trabalhadores forem sacar dinheiro do FGTS vão descobrir que o gosverno já gastou tudo com populismo. Não tem dinheiro no FGTS para tanta festança".

Mas não foi só isso, em 22 de setembro de 2008 eu alertava sobre o risco de permitir que o FGTS fosse usado APENAS para comprar ações da Petrobras. Isto é, eu me antecipava ao problema que ocorre hoje:

"
Para os trabalhadores, e para toda a economia, seria muito mais prudente e saudável permitir que os recursos do FGTS fossem utilizados em qualquer lugar, e não apenas num único investimento. Um ano ruim da Petrobras irá transformar o prejuízo de uma empresa numa situação caótica para vários trabalhadores. Fato esse que gerará pressão política para o socorro estatal da Petrobras e prejuízo para todos os contribuintes".

No dia 14 de abril de 2010 eu alertava sobre o problema de decisões judiciais poderem drenar pesadamente os recursos do FGTS. Além disso, eu dizia:

"
Cabe ao trabalhador, e não aos comitê gestor do FGTS, decidir o que fazer com seu próprio dinheiro".

Novamente, no dia 14 de abril de 2013, eu alertei para o uso não-ortodoxo dos recursos do FGTS, inclusive de receitas do FGTS sendo usadas para fortalecer o superávit primário:

"
Resumindo: quando a crise estourar pode dar adeus ao seu FGTS (que aliás é mais uma forma de poupança do trabalhador)".

Agora, adivinhem só o que acaba de ser noticiado?
MAIS UMA NOVA CAIXA PRETA DO FGTS!!! São 28 bilhões de reais do FGTS que são investidos em empresas a la BNDES... sabem qual é a melhor? Não são disponibilizadas informações a respeito de quais empresas receberam o dinheiro, quanto receberam, as condições de pagamento não são informadas, e o motivo e a viabilidade financeira do negócio também são SEGREDOS!!!

Será que finalmente agora alguém vai me ouvir??? Ou vamos esperar o FGTS quebrar para agir???

07 de fevereiro de 2014
Adolfo Sachsida

Nenhum comentário:

Postar um comentário