"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

VOCÊ CONCORDA QUE UM HOMEM SOLTEIRO DE 40 ANOS POSSA ADOTAR UMA MENINA DE 12 ANOS?

Infelizmente o Brasil é o país das discussões rasteiras, que beiram a torcida por um time de futebol.
Aqui questões filosóficas e morais complexas são simplesmente desconsideradas. "Sou a favor disso porque sou!" ou ainda "Sou contra porque sim!" Costumam ser o padrão básico da discussão.

Perguntas difíceis e questões complexas tem o direito de terem repostas difíceis e nebulosas, onde é extremamente complicado saber quem tem razão e quem está errado.

Pode até ser o caso de todos estarem igualmente errados.

Umas dessas questões difíceis, e que no Brasil os gênios já tem a convicção da resposta certa, refere-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Você concorda que pessoas do mesmo sexo possam se casar? Se sua resposta for sim, inevitavelmente você terá que responder a outra pergunta: você concorda que um casal homossexual possa adotar filhos? Notaram? A discussão sobre casamento homossexual envolve esferas bem maiores do que a simples união delas.

Você concorda que um homem solteiro, de 40 anos, possa adotar uma menina de 12 anos? Notaram? Essa pergunta é extremamente difícil de responder, pois a rigor a questão sexual passa automaticamente em nossa cabeça. E um casal de homens poderia adotar a menina? Ora, se dois homens podem adotar uma menina, por que um apenas não o poderia? E se, em vez de uma menina, eles quisessem adotar um menino de 12 anos, você estaria de acordo?

Não é fácil ser favorável a um homem solteiro poder adotar uma criança. Mas se isso vale para um homem (e nem tanto para uma mulher solteira), então por que o mesmo argumento não valeria para dois homens que vivem juntos?

Eu acredito que o termo "casamento" tem uma conotação religiosa, logo deve ser reservado para heterossexuais. Aos homossexuais restaria a união estável. Sim, o tema é polêmico. Não sou o dono da razão, talvez esteja errado. De qualquer maneira, acho que em breve a igreja deveria escolher outro nome para o termo "casamento", algo como "sagrado matrimônio". Assim, preservaria-se o caráter religioso e heterossexual das uniões celebradas na igreja.

Encerro por aqui com um pedido: reflitam!


A questão do casamento entre homossexuais é ampla e difícil; não deve ser tratada na base do nós contra eles.
As implicações que derivam disso não se restringem apenas ao casal, mas a toda a sociedade.

Por fim, apenas para esclarecer aqueles que insistem em não entender: acredito que todo ser humano tem o legítmo direito de perseguir sua felicidade. Sendo assim, me parece evidente que os homossexuais devam ter direito a união estável.
A questão aqui é outra, é apenas provocar uma reflexão no leitor sobre futuros desdobramentos que devem ser pensados.

31 de janeiro de 2014
Adolfo Sachsida

Nenhum comentário:

Postar um comentário