"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CARTAZES ESPALHADOS PELO DF COBRAM PROMESSAS DE AGNELO (PT) A POLICIAIS MILITARES

Cartazes espalhados pelo DF cobram promessas do GDF a policiais militares    

A categoria divulga nas redes sociais uma espécie de orientações de procedimentos para atrasar os atendimentos e até deixar de atender ocorrências

 
 (Mirelle Pinheiro/CB/DA Press) 

 "Porque os policiais e bombeiros irão parar". Essa foi a mensagem que alguns brasilienses viram ao sair de casa na manhã desta sexta-feira (31/1). Cartazes explicando o motivo da Operação Tartaruga foram espalhados em muros e pontos de ônibus da capital.


 (Mirelle Pinheiro/CB/DA Press) 

O folheto assinado pela Associação dos Praças (Aspra) e pelos blogs Espaço Livre PMDF e Jabasta aponta o governador Agnelo Queiroz como principal culpado pela escalada de violência no DF. As entidades justificam que o movimento começou devido à insatisfação da categoria com as condições de trabalho e ressalta que o atual governador não cumpriu 13 promessas da campanha eleitoral. Alguns militares têm divulgado nas redes sociais uma espécie de orientações de procedimentos para atrasar e até deixar de atender ocorrências.
 
Na manhã de quinta-feira (30/1), o governador Agnelo Queiroz criticou a mobilização dos militares: “A categoria tem todo o direito de reivindicar. O que não pode é colocar em risco a vida da população. O GDF vai tomar todas as medidas necessárias para que Brasília não se torne refém do medo”. No entanto, o governador não chegou a citar o que, de fato, será feito.


Cartilha da Operação Tartaruga


1. Deixamos de correr risco de capotagem colocando nossa vida em perigo para salvar a sua.

2. Deixamos de usar celular pessoal para ter mais informações sobre um crime. Pagávamos do nosso bolso para que o que foi roubado do seu fosse devolvido.

3. Paramos de correr até acidentes de trânsito. Os auditores do Detran ganham três vezes mais do que os PMs para isso.

4. Paramos de coletar informações de crimes ocorridos e descobrir os culpados. Investigar crimes é obrigação da Polícia Civil, que ganha o dobro da PM.

5. Quando o rádio avisava (sobre) um Gol prata roubado, cada Gol prata era abordado. Passamos a abordar apenas aqueles de quem suspeitamos concretamente. É o que a lei determina. E paramos de abordar os Gols pretos também, mesmo sabendo que os atendentes do 190 vivem trocando essas cores.


 O Centro de Comunicação Social da Polícia Militar afirmou que não existe paralisação e que a categoria continua trabalhando normalmente patrulhando as ruas da cidade para diminuir a criminalidade.

31 de janeiro de 2014
Mirelle Pinheiro - Correio Braziliense

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Aí está uma ação cívica que serve para lembrar aos eleitores promessas não cumpridas de campanha, feitas para ludibriar o cidadão tomando o seu voto.
Por que tal iniciativa não se transforma num modelo padrão de cobrança eleitoral, não necessariamente de uma classe, mas de eleitores vigilantes dos seus votos?
Seria uma forma de estigmatizar políticos que fraudam o eleitor com mentiras palanqueiras, tornando viva a memória de promessas não cumpridas.
Que se criem Associações que desmistifiquem politiqueiros oportunistas, fisiológicos, corruptos, tornando transparentes suas ações durante o mandato, e sobretudo, cobrando suas "promessas".
Não se trata de sites que revelam práticas corruptas, fraudes e outras formas de achincalhe político, mas de uma iniciativa de eleitores que associados, produzissem cartazes, como o exemplo acima, espalhando-os pela cidade.
Já está na hora de acabar com a política rasteira e irresponsável que se pratica no país, e não há melhor forma de dar um fim a essa sem-vergonhice, senão revelando a face real dos eleitos.
m.americo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário