"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

MISTÉRIOS (E MINISTÉRIOS) INSONDÁVEIS

 

Não é à toa que dona Dilma está com olheiras profundas. Deve ser complicado montar e administrar um Governo com 39 ministros. E o que fazer quando essas 39 figuras pertencem a 10 partidos diferentes? Todos ambicionando a mesma coisa: mais poder?

A Redentora nos deixou com dois partidos, a ARENA e o MDB. Antipática medida, mas com um lado que facilitava as coisas para as pessoas comuns: sabíamos onde estavam os bandidos e os mocinhos. Quer dizer, achávamos que sabíamos...

Aos poucos, como se o Brasil tivesse sido colocado num imenso liquidificador, foram surgindo filhotes desses dois partidos e hoje são 32 as legendas a abrigar os nossos abnegados defensores.

E toca a criar ministérios para ter onde colocar os próceres da Nação. Os nomes dos ministérios são tão parecidos que não sei como os próprios filiados não se confundem. Tenho a impressão que às vezes um deputado mais velho, ou uma senadora mais distraída, ao serem entrevistados têm que perguntar ao assessor: “rápido, rápido, eu sou PpA, PpB ou PpC?”.

Mas nossa criatividade não se exibe apenas nas siglas partidárias. No nome dos ministérios é que nos mostramos em toda a nossa glória. Por exemplo: Pesca e Aquicultura. Acho o nome desse ministério um charme! Aquicultura, não é uma palavra bonita, sonora, com personalidade?

Ilustração: Cartoon Movement

Outros dão a impressão de servirem à mesma causa. Por exemplo: Secretaria dos Direitos Humanos, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Políticas para as Mulheres. E eu que pensava que a igualdade racial e nós mulheres estávamos sob o manto dos Direitos Humanos?

São mistérios insondáveis. Como a existência da Secretaria de Comunicação Social que aliada à opaca Transparência Brasil permitem que dona Dilma se ache no direito de ir aonde quer, quando quer e como quer sem dar satisfações ao Brasil. Sinto muito, mas isso não é bem assim. A presidente nos deve satisfações, sim.

Aliás, o Brasil caminha a passos largos para uma aventura perigosa... Muita gente na Esplanada dos Ministérios ainda não aprendeu para que serve a Imprensa. E que dela depende a nossa sanidade como país.

Outro que anda confundindo as estações é o ministro Joaquim Barbosa. Desde o Julgamento do Mensalão sabemos que o ministro tem estopim curto, forte característica de sua personalidade. Sua declaração que ao ostracismo devem ser relegados os condenados por corrupção – por fazer parte da pena, segundo ele – foi espantosa.

Pois eu quero sempre saber o que pensa, faz e onde está o condenado por corrupção. E isso só através da Imprensa. Eles, os condenados, têm o direito de dizer que foram condenados injustamente. Nós que assistimos ao julgamento e que sabemos que foi feita Justiça, devemos é dar graças a Deus de viver em um país onde os condenados têm voz.

31 de janeiro de 2014
Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário