"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PRIMEIRO PASSO


 

 

Segundo declaração divulgada no blog do palácio do Planalto, atribuída ao porta-voz da Presidência da República do Brasil,Thomas Traumann, o discurso do Presidente Barrack Obama, dando conta de mudanças nos serviços de inteligência americanos, é "um primeiro passo". Adiantou também que o governo brasileiro vai acompanhar os desdobramentos práticos do sinal emitido pela Casa Branca. 

O cidadão comum, razoavelmente informado e cônscio da pantomima de disfarçada indignação da Presidente Dilma e da Chanceler alemã Angela Merkel - a partir da denúncia de ex-espião rufião, em busca de notoriedade, pago não se sabe por quem - fica intrigado e se pergunta: primeiro passo em que direção? será que os governos espionados vão ter que ainda confiar na ação de Snowden para conhecer os desdobramentos?

Os governantes afinal tomam atitudes semelhantes às de Dilma e Merkel só para saírem bem na foto como supostas vítimas e realizarem acrobacias desajeitadas diante dos eleitores? 

Tudo um jogo sonso, como aliás toda política internacional, origem de conflitos sangrentos ao longo da História. A espionagem, segunda atividade mais antiga da humanidade, continuará e existir, a despeito de  todas as "surpresas" dos espionados e todos sabemos disso. 

É, Aldous Huxley, o mundo está cada vez mais admirável mas não é novo.

21 de janeiro de 2014
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário