"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ACÉFALO DE GRANDES LIDERANÇAS, O BRASIL É UMA NAU SEM RUMO

 

Não há perspectiva de mudanças nenhuma, somente continuidade dessa política suicida contra o ensino público. Nossas crianças já nascem devedoras e o Estado, que não fornece o ensino adequado, hoje recorre aos cérebros de países estrangeiros em decadência e desemprego acelerado, e um exemplo é o “mais médicos”.

Não temos a quem recorrer, o quadro partidário atual é o mais medíocre da República. Poucos são os que se salvam da débâcle geral, ampla e irrestrita. O país está acéfalo de grandes lideranças, a nau navega sem um rumo, sem planejamento e nenhuma estratégia.

A política, como definiu Platão (“instrumento de melhoria da cidade”) virou prática da melhoria dos representantes do povo entre aspas, são representantes deles mesmos e de suas carreiras, que no final vão dar em nada literalmente. Todos envelhecem e ficam carecas, não adiantando implantar cabelos a preços estratosféricos pagos pela sociedade.

Eu gostaria de um dia ver políticos ocupando o Parlamento apenas por vocação, sem as mordomias e os salários que são pagos atualmente e que se configuram como vergonha e escárnio em comparação com os trabalhadores de salário mínimo, que não têm direito a passagem de avião de graça e que trabalham cinco ou seis dias da semana. Nossos representantes trabalham somente três e suas férias são de 60 dias. Qual a razão de tantos privilégios?

PRIVATIZAR O CONGRESSO

Haverá um dia em que o povo exigirá a privatização de deputados e de senadores, já que falam tanto que as privatizações operam milagres incomensuráveis para todos. Que tal experimentar? Talvez tivéssemos alguma melhora sob o regime das concessões do Legislativo.

Funcionaria assim: Quando fosse detectada a inépcia dos projetos de leis, seria aberta uma concorrência pública para uma determinada casa legislativa e a empresa vencedora da licitação ficaria encarregada de contratar juristas para fazer o que deixou de ser feito. Simples assim!

Não estamos na era da modernidade, e muitos parlamentares afirmam que não podem ficar contra a onda neoliberalizante. O mundo caminha para a frente, então vamos surfar na onda, mas, em todos os sentidos. Quero ver eles embarcarem nessa canoa furada, entretanto, acho que estou sonhando e imaginando que algum dia o sargento Garcia possa ter a felicidade de prender o Zorro.
Alea jacta est.

21 de janeiro de 2014
Roberto Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário