"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O JORNALISMO "DESLUMBRADO" DO PATROPI

O País está em crise e à deriva, mas os jornalistas brasileiros preferem escrever sobre a barba de Lula

(Ricardo Stuckert - Instituto Lula)
(Ricardo Stuckert – Instituto Lula)

Falta do que fazer – A economia brasileira está à beira do despenhadeiro e sofrendo críticas de todos os lados, a crise se alastra por todos os cantos do País e escândalos de corrupção continuam sendo varridos para debaixo do tapete, mas a imprensa nacional se preocupa com a barba de Luiz Inácio da Silva, tirada quando o informante da ditadura passou por tratamento contra um câncer na laringe.

Os principais veículos de comunicação do País abriram espaço para a barba ainda em crescimento do ex-presidente, que se deixou fotografar ao lado de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, onde discutiu com sua afilhada político-eleitoral as diretrizes da reforma ministerial que começará na próxima semana.
Se nada do que vem acontecendo no Brasil interessa à imprensa verde-loura, que pelo menos os jornalistas tivessem questionado a presidente sobre a escandalosa ingerência de Lula no governo federal, como se esse fosse o terraço do seu apartamento.

É inaceitável o comportamento da grande imprensa nacional, que se deixa pautar pelos interesses escusos do Palácio do Planalto, sem ao menos contestar os desmandos que brotam nos gabinetes palacianos.
Cada vez mais provando sua conhecida incompetência, apesar de ter sido apresentada aos brasileiros como a gerentona e a garantia de continuidade, Dilma não passa de uma obediente tutelada de Lula, que muda os rumos do governo conforme seus interesses. Se situação idêntica acontecesse com algum partido de oposição no poder central, por certo o PT já teria protagonizado a maior gritaria, não sem antes Lula ter criado mais um dos seus enfadonhos “governos paralelos”.

Os jornalistas que cobrem o cotidiano do Palácio do Planalto perderam uma grande oportunidade de perguntar ao lobista e dedo-duro sobre o escândalo de corrupção envolvendo Rosemary Noronha, que se apresentava aos interlocutores como namorada do ex-metalúrgico. ´

Há mais de um ano a Polícia Federal, no curso da Operação Porto Seguro, flagrou Rosemary Noronha na ponta de um escândalo que tinha como um dos palcos das falcatruas o escritório paulistano da Presidência da República, mas até agora nada aconteceu com a Marquesa de Garanhuns.
O caso é tão grave, que a Casa Civil está sendo investigada por suposta blindagem à amante de Lula. Os valores envolvidos nos crimes levantados pela PF eram estratosféricos, mas todos os integrantes da quadrilha, sem exceção, estão experimentando o famoso “dolce fare niente”.

Tão logo o imbróglio veio à tona, Rosemary Noronha recebeu proteção extra, além de contar com os serviços advocatícios de badalados e caros criminalistas, todos com a incumbência de salvar a pele da namorada do petista.
Apesar de o caso ter sido arremessado na vala do esquecimento, os jornalistas preferem se importar com as suíças do agora calado gazeteiro Lula, que saiu de cena para não ser pego em flagrante.

21 de janeiro de 2014
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário