"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MOSAICO DO BRASIL EM PRETO E BRANCO

Temendo vaias, Dilma escolhe plateia em Natal                         
Os altos níveis de rejeição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) somados aos protestos marcados para esta quarta-feira (22), em Natal, levaram a equipe da presidenta Dilma e do governo estadual a limitar o acesso à inauguração do Estádio Arena das Dunas. Para evitar vaias, o ato contará com número reduzido de convidados, identificados com antecedência. Até ontem, a programação sequer incluía fala de Dilma.
                                                         
Palmas garantidas                           
Operários que participaram da construção do estádio deverão ocupar  arquibancadas do estádio, para aplaudir os políticos na inauguração.
Enquanto isso…                           
Sindicatos da saúde, educação, servidores estaduais, bancários estudantes e policiais civis farão passeata até o Arena das Dunas.
Impeachment                           
Intitulado “Da Copa eu abro mão. Queremos mais dinheiro para saúde, segurança e educação”, o movimento exige impeachment de Rosalba.
Em crise                           
A ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça apontou Natal como 12a cidade mais violenta do mundo e a 4a do Brasil.

‘Xerife’ antidrogas alerta contra PCC na Copa                           
Crítico do sistema prisional e profundo conhecedor da atuação da organização criminosa “Primeiro Comando da Capital”, o juiz federal Odilon de Oliveira, do Mato Grosso do Sul, teme que o PCC tumultue a Copa, em represália a transferências de líderes a prisões de segurança máxima, para onde ele mandou dezenas de traficantes. Odilon alerta: a facção pode “aprontar” contra autoridades, até estrangeiras, no evento.

Questão de inteligência                
O juiz Odilon insiste na solução “menos onerosa” do “monitoramento total” nas cadeias por um grupo de inteligência, como em São Paulo.

Rédea curta                           
Ele afirma que “o Brasil desconhece quantos são do PCC nas cadeias”, o que exigiria uma central federal monitorando celulares e informantes.

Mapa do crime                           
Odilon lembra que a PF tem tecnologia para criar esse “mosaico” do PCC e colocar em segurança máxima líderes de rebeliões em cadeias                                                        

                       
Abuso só                           
Após participar da lavagem da Igreja de Bonfim, a ministra Marta Suplicy (Cultura) irritou associados do Yacht Clube da Bahia, que criou barricada com um time de seguranças para só ela ter acesso ao píer.

Muro socialista                           
Eduardo Campos (PSB) não se lança candidato e não arruma a própria casa. E nem define quem apoiará ao governo de Pernambuco, fazendo quatro pré-candidatos do PSB se engalfinhar em praça pública.

Proposta                           
A cúpula do PP se reúne hoje em Brasília para tratar de reforma ministerial. A sigla quer permanecer à frente do Ministério das Cidades e oferecer apoio à reeleição de Dilma, mas liberando os Estados.

Jabuticaba iluminada                           
Start-up alemã tenta financiar projeto de tomadas redutoras de consumo quando aparelhos são desligados. O Brasil inventou a tomada de três pinos, única no mundo, iluminando a conta bancária do autor.

Ecopicaretagem                           
Ecopicaretas, que ganham a vida advertindo para o “aquecimento global”, guardam constrangido silêncio sobre o frio de rachar, no hemisfério norte, que desmente a pregação do “fim dos tempos”.

                                                     
Pensando bem…                           
…colocar a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) no Ministério da Educação é o mesmo que dar a Lula o Nobel de Literatura.


21 de janeiro de 2014
Diário do Poder
Claudio Humberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário