"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

NÚMERO DE REPUBLICANOS NOS EUA CAI AO MENOR ÍNDICE EM 25 ANOS

Identificação com Partido Republicano cai a menor índice em 25 anos nos EUA

Democratas também tiveram queda entre apoiadores. Independentes cresceram

O republicano Chris Christie, governador de Nova Jersey, discursa durante a Convenção Republicana
O republicano Chris Christie, governador de Nova Jersey, discursa durante
a Convenção Republicana (AFP)
 
Apenas 25% dos americanos se definem como republicanos, número mais baixo para o partido em 25 anos, enquanto o número de independentes cresceu ao índice recorde de 42%, segundo pesquisa do Instituto Gallup divulgada nesta quinta-feira. Nos últimos dez anos, a parcela dos eleitores que se identificam como independentes foi a que mais cresceu nos Estados Unidos. No mesmo período, republicanos e democratas recuaram.

Segundo os analistas, a ascensão dos independentes ocorreu mais em função do Partido Republicano do que do Partido Democrata, com o qual 31% dos cidadãos se identificam. O número de americanos que se consideram republicanos teve seu máximo em 2004, com 34%, quando o ex-presidente George W. Bush começou seu segundo mandato na Casa Branca.


No entanto, foi justamente durante os últimos quatro anos de sua Presidência que a identificação dos cidadãos o partido começou a cair a um ritmo mais acentuado, até chegar aos 25% atuais.
 
Já para o partido do presidente dos Estados Unidos Barack Obama o Democrata, o número se mantém estável (31%) há quatro anos, embora este índice é inferior ao registrado (36%) quando o atual líder iniciou seu primeiro mandato, em 2008.
 

A conclusão que os pesquisadores do Gallup chegaram é que os independentes são o grupo que mais cresce nos EUA por causa do contexto político de duro e praticamente diário enfrentamento entre democratas e republicanos e com o Congresso mais dividido da história do país.

De acordo com o Instituto Gallup, os resultados da última pesquisa – que pode ser vista na íntegra no site da instituição, em inglês – baseiam-se em 18.000 entrevistas e enquetes realizadas em treze localidades diferentes dos EUA.

14 de janeiro de 2014
Veja
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário