"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 25 de janeiro de 2014

DIRETAS-JÁ

 
Campanha de 1984 selou o fim do regime militar, ao impulsionar a transição negociada que deu origem a uma sólida democracia

A campanha pelas eleições diretas para presidente, que nestes meses completa 30 anos, foi um divisor de águas na história contemporânea do país.
 
Ali confluíam e culminavam todas as reivindicações represadas pela ditadura militar que se prolongava por duas décadas e buscava recuperar fôlego à custa de uma arrastada estratégia de descompressão --a "abertura".

Mesmo no período mais violento do combate à guerrilha comunista, entre 1968 e 1974, manteve-se viva a resistência por parte de militantes dos direitos humanos.
 
A ela somaram-se, em camadas sucessivas conforme o regime se desgastava, a atuação de entidades como a OAB e a CNBB, o protesto na universidade, a crítica na imprensa, as vitórias eleitorais do MDB e as passeatas estudantis de 77-78, logo seguidas pelas greves do então nascente movimento operário do ABC paulista.
 
O somatório desses vetores foi uma irresistível pressão democrática, cristalizada no simbolismo do voto popular para presidente --o primeiro direito que a ditadura cassara e o único de que jamais abrira mão.
 
A campanha das Diretas-Já (o regime admitia a tese, mas para a sucessão seguinte) foi a expressão visível, palpitante nas ruas, daquela confluência. Relatos da época ressaltam seu aspecto pacífico, suprapartidário e vibrante.
 
Hoje se comemora o comício da praça da Sé, que não terá sido o maior, mas aquele em que o movimento tomou vulto e passou a reunir grandes multidões.

Embora os números então difundidos tenham-se provado exagerados, como revelaram cálculos posteriores, foi uma das mais expressivas mobilizações políticas que houve no Brasil.
 
Derrotada no curto prazo, ao cair a emenda Dante de Oliveira em abril de 1984, a campanha popular foi fator decisivo do desfecho no próprio colégio eleitoral estipulado pelo regime, com a eleição indireta do oposicionista Tancredo Neves em janeiro de 1985.
 
Foi, dirão seus críticos, mais uma transição à moda brasileira, sem ruptura profunda, em que o antigo regime se transfunde parcialmente no novo, mediante as artes conciliatórias da deserção e do oportunismo.
 
Embora responsável por adiar mudanças que ainda tardam, não é menos verdade que essa tradição tem contribuído para evitar o trauma das transições violentas e das guerras civis.
 
E houve avanço real. Como nunca antes e apesar das conhecidas mazelas, vive-se numa sólida democracia, que assegura as liberdades básicas, o respeito às normas e a alternância no poder. Devemos isso, em alguma medida, àqueles manifestantes de 30 anos atrás.

25 de janeiro de 2014
Editorial Folha de S Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário