"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

GANGUE DO "BARBA" IMPEDE CONVITE A TUMA JR. E GILBERTO CARVALHO

 
Governistas entram em ação e evitam convite a Tuma Júnior e Gilberto Carvalho Mas em comissão da Câmara convite para Carvalho falar sobre caso do metrô de SP é aprovado.
Os senadores tucanos Aécio Neves e Álvaro Dias, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Foto: Ailton de Freitas / O Globo
Os senadores tucanos Aécio Neves e Álvaro Dias, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Ailton de Freitas / O Globo
 
Os governistas entraram em campo e conseguiram evitar, na manhã desta quarta-feira, a aprovação de requerimento do PSDB, na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, para ouvir Romeu Tuma Júnior, ex-secretário de Nacional de Justiça e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre as denúncias de que existe no governo do PT "uma fábrica de dossiês". A oposição também tentou aprovar na CCJ do Senado requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para que Tuma Júnior fosse convidado para uma audiência na comissão, mas pedido foi rejeitado pela maioria governista.
 
Mas na Comissão de Fiscalização da Câmara a barreira governista não conseguiu evitar que fosse aprovado o convite para que Gilberto Carvalho fale sobre as denúncias relativas ao cartel do metrô de São Paulo. Como não é convocação, Gilberto só irá se quiser à comissão. Os deputados da base aliada negociaram a ida de Carvalho, com a transformação do requerimento da oposição em convite.
 
 
A comissão também deverá questionar o ministro sobre o vazamento de informações e documentos que indicariam a participação de nomes ligados ao PSDB às denúncias. No caso do presidente do CADE, a comissão encaminhará pedido de informação ao atual presidente sobre o fato de ter omitido que trabalhou com Pedro Simão.
 
No início da sessão na CCJ, a oposição conseguiu pequena vitória ao inverter a pauta, estabelecendo os requerimentos como primeiro item. Mas, em seguida, os governistas, liderados por petistas e o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), conseguiram adiar, por 13 votos a sete, a discussão.
 
O livro de Tuma Júnior traz trechos polêmicos, entre eles, o que aponta o ex-presidente Lula como informante da ditadura. Diz ainda que um dos autores do pedido de um dossiê contra o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), foi Gilberto Carvalho. E relata também desvio de recursos da prefeitura de Santo André, antes do assassinato do prefeito, Celso Daniel, para os cofres do PT. Carvalho anunciou que irá processar o delegado para que comprove as denúncias.

11 de dezembro de 2013
Isabel Braga - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário