"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

DIRCEU ESTÁ PRECISANDO DE UMA ASSESSORIA JURÍDICA QUE SEJA COMPETENTE

 

 


Há um ditado na ramo jurídico que diz o seguinte: “Quando um advogado defende a si mesmo, isso significa que um idiota está representando outro idiota”.

O caso de José Dirceu comprova essa situação. Mal assessorado juridicamente, o ex-ministro só vem cometendo erros, que acabam prejudicando suas pretensões. 

Ele tem todo direito de cumprir a pena em regime aberto, na forma da lei. Ninguém pode contestar. O que está errado é o modo de tentar concretizar este direito.
Se estivesse bem assessorado juridicamente e não tentasse defender a si próprio, Dirceu já estaria no regime aberto e teria passado o Natal com a família.

ESTRATÉGIA ERRADA

As duas tentativas de emprego jamais poderiam dar resultado. Na primeira, a circunstância de a carteira de trabalho ter sido assinada previamente (para constituir um fato consumado e forçar a decisão judicial, e com um salário de R$ 20 mil reais) representou uma ofensa à inteligência alheia, que veio se tornar ainda mais grave depois que o Jornal Nacional desvendou os bastidores da situação jurídica do hotel St. Peter.

Agora, a presidente do Conselho Nacional de Biblioteconomia, Regina Céli de Souza, divulga nota em que contesta a oferta de emprego oferecida pelo advogado José Geraldo Grossi a  Dirceu para cuidar dos livros de sua biblioteca. “Em relação a emprego oferecido a mensaleiro, informamos que o exercício da profissão de bibliotecário é privativo do bacharel em biblioteconomia, conforme a legislação vigente determina”, diz ela.

De erro em erro, a situação vai se complicando, ao invés de se normalizar. O advogado José Dirceu precisa parar de se defender e procurar um especialista que realmente tenha a habilidade necessária para fazer cumprir a lei que lhe beneficia com o regime aberto.

É importante destacar que qualquer direito deve ser respeitado, para evitar a predominância do espírito de vingança. Como dizia Ruy Barbosa, ” a lei que protege meu inimigo é a lei que me protege”. Que assim seja.

26 de dezembro de 2013
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário