"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de dezembro de 2013

"A EDUCAÇÃO É A ARMA MAIS PODEROSA..."


A trajetória de Nelson Mandela foi caracterizada pela demonstração de que é possível fazer política no contexto de uma ética que, em vez de dirigida exclusivamente para a manutenção de poder, cenário comum em muitos países com pouco amadurecimento democrático, tem como propósito primordial o combate às injustiças e desigualdades que eventualmente vitimam o povo ao qual o político responsável deve servir. 
 
Apesar de uma vida atribulada, condenado á prisão em regime fechado durante longo tempo, tinha consciência de que só podia levar a bom termo sua missão se dispusesse do necessário carisma e de uma certa formação acadêmica que lhe permitisse reivindicar e transigir com um regime cruel, violento e discriminatório. 
 
Por isso, com sacrifício, graduou-se em direito, o que provavelmente lhe fez entender, após vitórias importantes, que não era sob o signo do revanchismo que a nova sociedade deveria florescer, mas com a implantação de uma mentalidade de cooperação que melhorasse e aperfeiçoasse o que já estava construído, por piores que fossem os antigos governantes, o que permitiu à África do Sul tornar-se uma  promissora economia e uma sociedade mais justa, ainda hoje com problemas, é verdade. 
 
Daí sua fé na educação, resumida na frase "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Que ela sirva de legado construtivo a todos os países, entre os quais o Brasil, que ainda não despertaram para a necessidade investir maciça e sistematicamente no setor, independentemente de estímulos eleitorais.
 
08 de dezembro de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, Reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário