"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de dezembro de 2013

O ÚLTIMO BOM SELVAGEM: ENSAIO SOBRE A PIEDADE CIVIL

Como superar a Herança Maldita Petralha
Corrupção, vagabundagem e desilusão com a política. Estas são pelo menos três heranças malditas, deixadas pelos governos petralhas, que um futuro e verdadeiro Governo do Brasil precisa superar. Para isto, é preciso que a elite pensante e produtiva elabore um Projeto de Nação que possa ser colocado em prática, com objetivos bem claros, metas realistas e prazos corretos, com foco em resultados baseados em ética, responsabilidade e patriotismo.
O PT já era! Vai ser tirado do poder na eleição de 2014. Os fantoches que comandam o partido perderam a sustentação dada pela Oligarquia Financeira Transnacional. Assim que Dilma Rousseff perder a eleição, os marginais que infestam a máquina capimunista tupiniquim se transformarão em alvo da Justiça. O Governo do Crime Organizado está com os dias contados. Por sorte, a petralhada vai para o saco de lixo da História pelos erros primários que cometeram no assalto ao Brasil.
 
Alguns chefetes petralhas já brilham como estrelas. Claro, no firmamento lúgubre da penitenciária. Outros petralhas ainda impunes sabem que a estrela a brilhar, a partir de 2014, será a dos xerifes que começarão a processar, julgar e mandar prender os criminosos responsáveis pelo festival de Heranças Malditas que assolam o Brasil. Isto vai acontecer porque a maioria de cidadãos honestos e de bem cansou de tanta safadeza, promiscuidade e vagabundagem improdutiva.
 
Quem produz de verdade não aguenta mais o desgoverno como um indesejável sócio que rouba, via extorsão tributária, em média, 40% do que o trabalho consegue gerar. Números escandalizam: 47% do orçamento do governo federal é direcionado ao pagamento dos juros. Ou seja, o Brasil rasga dinheiro. Os bancos lucram alto, emprestando dinheiro para o crédito consumista, irresponsável, que só fabrica sujeitos endividados...
 
Ninguém com bom senso consegue mais aguentar a retórica vazia da politicagem, que ganha muito (cerca de R$ 100 mil de salário mensal) para gerar pouco ou nada, enquanto ainda aproveita para roubar a sociedade. O dinheiro público é desperdiçado ou gasto criminosamente. Por isso, não dá mais para suportar a falta de infraestrutura básica necessária a um desenvolvimento real e sustentável.  
 
Assim que Dilma for formalmente derrotada, quem vai sentir a perda é o chefão maior do PT. Luiz Inácio Lula da Silva será rapidamente convocado a explicar, na Justiça, os desdobramentos do Mensalão e do até agora abafado Rosegate. Lula não tem como fugir de justificar, nas barras dos tribunais, todas as ações movidas contra sua íntima amiga e super-assessora Rosemary Nóvoa Noronha. Como se diz no popular, trata-se de “batom na cueca vermelha”.
 
Se a coisa evoluir como parece, o PT terá de mudar de nome. Deixará de ser o “Partido dos Trabalhadores” (ironia no país em que 17% do que o governo arrecada é direcionado para bolsas vagabundagem) para se transformar no “Partido dos Trambiqueiros”. E vem por aí coisa muito pior para o PT que o livro do delegado aposentado Romeu Tuma Júnior – que cansou de ser vítima do que chama de “máquina de difamação petista que assassina reputações”.

Tuminha vai manchar a biografia de "democrata" de Lula. Na obra "Assassinato de Reputações - Um Crime de Estado" (Editora Topbooks), o filho do falecido senador e delegado Romeu Tuma confirma que Lula, quando era sindicalista no ABC, foi informante do Departamento da Ordem Política e Social. Tuma pai era o homem da inteligência do DOPS, que tinha o delegado Sérgio Paranhos Fleury como chefe operacional. No livro, Tuma se refere ao informante "Barba". Mas agentes do DOPS já cansaram de revelar que o codinome do ilustre líder sindical, parceiro da repressão, era "Boi".
Bovinices à parte, nos bastidores do poder econômico, existem dossiês altamente comprometedores. E também imagens de altíssima pornografia da corrupção petralha. Um dos mais cotados a vir à tona é patético. Flagra uma arrogante senhora abraçando um pacotão de grana da corrupção. A mesma personagem do indiscreto flimete já teve sua privacidade quebrada até em um motel. Foi filmada ilegalmente quando traia o otário marido. Pobre corno político prestes a ser vítima de uma traição de seu partido...
O submundo petralha é repleto de podridões tão abjetas e nojentas quanto à corrupção. Felizmente, o império de sacanagens entra em decadência. Os bandidos precisam ser contidos e punidos porque o Brasil corre sério risco de desintegração moral, política e econômica. Não dá para aceitar que o mundo evolua, enquanto nós seguimos na vanguarda do atraso.
Precisamos romper, imediatamente, com o pacto da mediocridade criminosa e instituir um Projeto de Nação baseado na produção, na educação e na honestidade de objetivos, metas e ações concretas para superar a mentirada ideológica em vigor. Ver José Dirceu grudado na cadeia não tem preço. O resto nem o cartão de crédito corporativo do governo consegue comprar... Dirceu, si-fu... O que não dá para entender é o silêncio do Marcos Valério...
 
O Brasil é o único País do mundo com capacidade de se consertar, imediatamente, com resultados no curto prazo. Basta cumprirmos a nossa vocação econômica: produzir alimentos para o mundo. Só nós temos como fazer 4 colheitas por ano. E como todo mundo precisa comer, todos dependem do Brasil. Só a Austrália depende menos que os outros neste quesito. O resto do planeta é dependente do Brasil, e não tiramos proveito de tal vantagem estratégica.
 
O Brasil tem de ser redescoberto e reinventado urgentemente. Tal missão é para os brasileiros de verdade. Primeiro, vamos tirar o PT e seus comparsas do poder. Também temos de fazer uma autocrítica e decretar um basta a todos os tipos de corrupção com que somos coniventes. Temos de exigir que a Justiça funcione. E que cada um cumpra deveres e exerça seus direitos com respeito, disciplina e ordem.
Em ação imediata, vamos formular e definir o Projeto de Nação – com planos plurianuais bem definidos e viáveis de serem realizados. Vamos acabar com gastos estatais inúteis e reaprender a poupar e investir, principalmente em infraestrutura, no médio e longo prazos. Temos de acabar com a mania de que tudo se resolve imediatamente, como mágica. Isto é golpe ilusionista.
Vamos cobrar a implantação de uma reforma política imediata, com ampla liberdade de escolha dos elegíveis e com o fim do nada democrático voto obrigatório. Vamos manter a urna eletrônica, mas com a possibilidade de recontagem impressa dos votos. Vamos escolher o melhor entre os melhores para nos governar. Os bons existem e precisam ser socialmente identificados e valorizados como lideranças capazes de gerenciar mudanças qualitativas.

Se a petralhada acha que está tudo bem, deixa eles acreditarem na mentira que eles mesmos contam, pensando que todo mundo é otário... A Globo já declarou guerra ao PT. Os militares estão PTs da vida, na reserva e agora na ativa... Nos bastidores econômicos, Itaú e Bradesco prometem se vingar do governo... Investidores da Petrobras ameaçam comer o fígado de Dilma, Lula, Mantega e demais companheiros... Muitos escândalos vão estourar até outubro de 2014... Aliados de ontem já se transformam em traidores para agora e para o ano que vem... E o fantasma de Celso Daniel assombra o PT, na véspera de toda eleição, ameaçando revelar quem o sequestrou, torturou, seviciou e matou, hediondamente, o prefeito petista de Santo André...
 
Por enquanto, a regra é clara: Chega de PT! Aonde a vaca vai, o Boi deve ir atrás... E o brejo não é o limite... O mais importante, agora, é ter fé de que tudo de bom será feito por cada um de nós, cidadãos de bem.
 
A vontade de fazer bem feito e a ação concreta neste sentido promoverão as mudanças para melhor. O resto será consequência natural das coisas acertadas para consertar mais de 500 anos de bombagens.
 
Dura Lição da História
 
Militares na reserva mandam via internet um e-mail com um link do YouTube, advertindo que os petralhas devem se lembrar dessas imagens dramáticas de 1989. O corrupto ditador da Romênia, Nicolae Ceausescu e sua mulher, foram julgados e sentenciados à morte. Tudo devidamente flimado, até o momento derradeiro.
 
Se a História se repete como farsa – como dizia o velho Kark Marx – é bom os bandidos daqui botarem as barbas de molho...
 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

08 de dezembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
 
 
Na reunião realizada em 04 de dezembro último, o plenário do Cade, por unanimidade, decidiu abrir processo administrativo para investigar abuso de posição dominante por parte do Consórcio Gemini. Além disso, o Cade decidiu, também, reavaliar a autorização que havia dado para a constituição da sociedade – devido ao fato de a Gemini ter desobedecido a condições impostas pelo órgão ao autorizar tal constituição (que ocorreu no ano de 2006). As condições desobedecidas foram relativas a “publicidade e ampla transparência de dados referentes a preços, prazos e condições comerciais praticadas pelo Consórcio Gemini”.
 
Inquestionavelmente, as investigações que advirão de referidas decisões serão da maior importância para os Estados Unidos da América. Até mesmo porque os negócios das duas empresas que integram a Gemini – Petrobras, com 40% das cotas e White Martins, com 60% das cotas – envolvem vultosos interesses norte-americanos.
 
Relativamente à Petrobras, nada mais perfeito para demonstrar o interesse dos EUA que a recente notícia veiculada na mídia: “O Ibovespa, principal índice do mercado de ações brasileiro, se desvalorizou 2,36% aos 51.244 pontos, no mesmo horário, influenciado principalmente por Petrobras. No final da tarde, os ADRs da Petrobras (recibos que equivalem a ações) negociados na Bolsa de Nova York caíam 12,17% cotados a US$ 14,00”.
Quanto à White Martins, só o fato dela ser propriedade exclusiva da Praxair Inc. – líder do mercado de gases industriais e medicinais dos EUA – já justifica referido interesse.
Além disso, lícito torna-se inferir a uniformidade de procedimentos da Praxair Inc. e de sua empresa brasileira. Evidência de tal uniformidade é a ascensão funcional do Vice-Presidente Executivo da Praxair Inc., Ricardo Malfitano. 
Ele iniciou sua carreira na controlada brasileira, trabalhou algum tempo na Praxair nos EUA, retornou ao Brasil como Diretor da White Martins, voltou para os EUA como Presidente da Praxair – New York, retornou ao Brasil como Presidente da sócia majoritária da Gemini, deixando tal cargo para ocupar a posição de Vice-Presidente Executivo da Praxair nos EUA.
 
Senhor Presidente do CADE, como se sabe, o Acordo Brasil-EUA de cooperação entre suas autoridades de defesa da concorrência determina que qualquer investigação ou procedimento do tipo deste da Gemini deverá ser notificado às autoridades norte-americanas “tão logo possível, após as Autoridades de Defesa da Concorrência da Parte notificante tomarem ciência da existência de circunstâncias que requeiram a notificação”.
Assim sendo, para que o Brasil cumpra fielmente o referido Acordo, é necessário que a notificação prevista no Artigo II seja encaminhada aos Estados Unidos. E a comunicação inicial deve ser feita pelo CADE, que é a Autoridade de Defesa da Concorrência pelo Brasil.
 
Em caso de dúvidas sobre como proceder, basta acessar a íntegra do Acordo Brasil-EUA de combate a Cartéis. Decreto 4.702, de 21 de maio de 2003. O trabalho do CADE só será engrandecido com tal atitude legal.
 
08 de dezembro de 2013
João Batista Pereira Vinhosa é Engenheiro
Documento enviado oficialmente ao Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) Vinicius de Carvalho.
A atual Constituição Federal estabelece que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei. (Artigo 37, inciso II).
A norma imperativa do concurso público não é um preceito acidental ou fortuito, dentro da Constituição, mas expressa valores éticos e jurídicos que a república deve consagrar.
 
Se a Constituição preceitua o concurso público, para a entrada no serviço público, refere-se obviamente a concurso honesto. Concurso desonesto não é concurso, mas falsidade, engano, mentira, ludibrio, zombaria…
 
O ingresso no serviço público pela porta do concurso honesto é extremamente benéfico para o conjunto da sociedade, como tentaremos provar neste artigo.
 
Em primeiro lugar, os concursos sérios podem selecionar os candidatos mais bem preparados. A escolha dos melhores pretendentes para as vagas em disputa permite que a administração recrute pessoas competentes que vão realizar seu trabalho com discernimento e capacidade, o que não acontece quando o critério do mérito é substituído pelo critério do favoritismo.
 
Em segundo lugar, aqueles que são aprovados em concursos honestos não ficam devendo favor a ninguém. O preço desses favores, em muitas situações, é justamente descumprir os deveres inerentes ao cargo, servindo a interesses particulares escusos.
 
A terceira vantagem do concurso impoluto é o valor ético desta forma de recrutamento, já que traduz ideias fundamentais de justiça como igualdade de todos, sentido de cidadania, valor do estudo e do esforço, serviço público de qualidade como direito social.
 
A quarta vantagem dos concursos limpos é a contribuição que proporcionam para o avanço educacional do povo. Quem está convencido de que presta um concurso realizado dentro de padrões de seriedade estudará muito para esse concurso. O ato de prestar um concurso é sempre oportunidade de crescimento intelectual, aprimoramento espiritual, aprendizagem. Nenhum jovem perde seu tempo fazendo concursos quando estes estão isentos de burla.
A quinta vantagem dos concursos sem falcatruas é a lição que tais concursos ministram aos jovens, pois que instilam, na alma deles, a crença na retidão e desestimulam a opção pelo caminho da fraude como forma de vencer na vida.
A sexta vantagem dos concursos sem traficância é de natureza psicológica. Faz bem ao espírito buscar oportunidades pela rota do bem, e não pelos tranvios das maracutaias.
 
Concursos sujos, com cartas marcadas, para proteger afilhados e parentes é deslavada forma de corrupção. Entretanto, com freqüencia, tem-se a falsa idéia de que isto é somente uma irregularidade porque corrupção é apenas tirar dinheiro dos cofres públicos, receber favores ou valores para trair deveres de ofício etc.
 
Eu diria que concursos ardilosos, infames, com cartas passadas debaixo da mesa prejudicam muito mais a coletividade do que eventuais investidas contra os cofres públicos. Os ataques ao erário podem ser estimados num valor financeiro determinado, ainda que esse valor seja às vezes muito alto. 
A entrada no serviço público pelos corredores do nepotismo traz maleficios muito superiores a qualquer cifra financeira, pois retira dos jovens, principalmente os desprotegidos, a esperança na conquista digna do futuro, introduz em cargos, mesmo vitalícios, pessoas despreparadas para o respectivo exercício e destroça a máquina pública.
 
Ainda que não tenhamos poder para corrigir todos os desmandos que ocorrem pelo Brasil afora, tenhamos pelo menos coragem para utilizar, com independência, a palavra, este dom que Deus deu aos homens e recusou aos animais, e com a palavra proclamar em alto e bom som, com todas as letras: concurso público desonesto é ato de indiscutível corrupção, quem promove concurso público desonesto é corrupto.
A palavra, por si só, não repõe a Ética no lugar que lhe cabe, mas é através da denúncia que se inicia o combate. Esse combate não tem possibilidade de êxito se for travado solitariamente. Demanda união, ações coletivas dos prejudicados com vistas a impugnar concursos maculados com o estigma do pistolão.
 
08 de dezembro de 2013João Baptista Herkenhoff, 77 anos, é pesquisador, palestrante Brasil afora e escritor.
Não bastasse a gravíssima crise na Petrobras – cujos desdobramentos têm grande chance de levar o governo a nocaute, em curto prazo -, a Presidenta Dilma Rousseff já começa a sentir as primeiras manifestações públicas de um descontentamento, literalmente, “Generalizado”. Militares da ativa rompem o silêncio obsequioso. Em gestos simbólicos e em discursos cirúrgicos, Generais já começam a impor limites aos ataques assimétricos da turma do Foro de São Paulo que infesta o poder no Brasil.
 
Por trás da bronca, os oficias de quatro estrelas exigem mais verbas, rotatividade nos comandos das forças e, sobretudo, respeito pelas Forças Armadas como instituição garantidora da Pátria. A Comandanta em chefe das FFAA já foi informada, claramente, por assessores próximos que “a insatisfação militar começa a crescer e fugir do controle”. Acontece que Dilma, na costumeira arrogância e autossuficiência, já avisou que prefere “pagar para ver” e não acredita que os “militares percam a linha”.
 
Ontem, em São Borja, no Rio Grande do Sul, foi emitido o primeiro sinal de que a paciência da caserna está se esgotando. O Comandante Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar Goellner, deixou claro, publicamente, que a recepção aos restos mortais do ex-Presidente João Goulart, com honras militares, não representou uma retratação histórica do EB com Jango (conforme sugere o governo). O Oficial de quatro estrelas e membro do Alto Comando do Exército foi direto: “Nenhum erro histórico. A História não comete erro. A História é a História. As instituições não mudam na história. Não há nenhuma modificação em relação ao Exército”.
 
O General Bolivar aproveitou para desmentir outra mentira repetida pela reformada historiografia do governo petralha, segundo a qual Jango fora enterrado em dezembro de 1976, às pressas, sem honra de chefes de Estado a que teria direito como ex-Presidente da República. Bolivar foi claro, novamente: “Ele não foi enterrado como cidadão comum. Ele nunca deixou de ser presidente. Estamos prestando as honras regulamentares, nada mais do que isso. Não tem nenhuma outra ilação além disso, nem a favor nem contra”.
 
Nos bastidores do poder, a declaração pública do General Bolivar pode ser interpretada como um recado. Nos bastidores, ele é citado como o favorito a substituir o General Enzo Peri no posto de Comandante do Exército. A Presidenta Dilma, no entanto, nada fala sobre troca dos três oficiais generais que comandam o EB, a Marinha e a FAB desde o governo Lula – em uma incomum falta de rotatividade que desrespeita a carreira militar. Nem nos tempos da “dita-dura” se descumpriu o princípio da alternância de comandos – e os chefes militares tinham status de ministros, até que Fernando Henrique Cardoso instituiu o Ministério da Defesa.
 
O breve recado do General Bolivar pode até lhe custar o futuro comando do EB. Mas deixou clara que a insatisfação dos militares com a guerra irregular promovida pela petralhada contra as Forças Armadas tem um limite.
 
O Alerta Total de ontem continua valendo. O desgoverno petralha nunca esteve sob tanta pressão. Qualquer erro – e eles cometem muitos – pode ser fatal para o projeto de perpetuação no poder. Por isso, releia:
 
Oligarquia Financeira Transnacional jádecidiu que PT deve ser tirado do Palácio do Planalto em 2014
 
Atenção! Não existe “golpe em marcha” – como podem supor alguns que sonham com uma reedição de 1964. Mas tudo pode acontecer quando um governo perde sua base de sustentação na geopolítica globalitária. O desgoverno petralha está órfão. Por isso, será substituído. O problema é se a troca atenderá aos verdadeiros interesses do Brasil.
O cenário mais provável é uma mudança para substituir apenas as marionetes titulares. É a sina de um país subdesenvolvido, sem soberania e projeto de Nação...
Mensaleiragem

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

08 de dezembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
Ouvi entrevista do Ministro do Esportes, na qual, ele afirma que o único assalto que sofreu, foi no Aeroporto de Paris. Será que o ministro olhou em sua volta? Talvez pudesse encontrar algum comunista brasileiro por perto, já que eles elogiam Cuba, veneram Fidel Castro, adoram dinheiro, mas costumam passar férias em Paris.
 
Dando continuidade ao circo mambembe, armado há doze anos no Brasil e atualmente comandado pela dona Dilma, o espetáculo da semana conta com a contribuição de José Dirceu. O presidiário pediu à Justiça o "direito" de atualizar seu Blog. O que, lógico, implicaria em ter um computador e acesso a Internet.
 
Ora, se isso acontecer, nós teremos a honra de aparecer nas estatísticas mundiais como o país onde existe o presídio mais informatizado, com a maior concentração de blogs e laptops por metro quadrado em todo o mundo. Afinal a Papuda tem doze mil apenados, todos com o mesmo direito garantido na nossa constituição. Alguém discorda?
 
O  advogado do ilustre quadrilheiro, para justificar a demanda, diz que a legislação penal busca impedir que o preso seja marginalizado durante o período em que estiver cumprindo a pena. Essa alegação não justifica, porque José Dirceu de Oliveira e Silva já era marginal antes de ser preso.
 
09 de dezembro de 2013
Humberto de Luna Freire Filho é Médico.
É ASSIM QUE PASSEI  a chamar o "Processo 470",do STF, mais conhecido como "mensalão". Independentemente do resultado, seu grande mérito esteve em mostrar a fragilidade das nossas leis e da própria Justiça. Nas questões mais simples, ela pode  até funcionar bem. Não, assim, nas mais complexas.
E dou um exemplo. Duas, tres, quatro,cinco pessoas discutindo sobre UM determinado assunto,torna-se fácil o entendimento e a conclusão. O mesmo não ocorre quando centenas de pessoas e outras centenas de questões estão em jogo e falando ao mesmo tempo. Instala-se a balbúrdia.
 
Assim também é na Justiça. O Direito e a Justiça devem funcionar como se estivesse sendo apreciado  um SILOGISMO. Este compõe a LÓGICA, na FILOSOFIA. Deveria ser simples. Em vista dos FATOS (primeiro elemento), busca-se a NORMA JURÍDICA aplicável aos fatos (segundo elemento) ,daí surgindo a decisão judicial , ligando o fato ao direito (terceiro elemento).
 
Mas essa dinâmica funciona bem somente nas questões simples. Quanto maior o grau de complexidade,  mais distante vão ficando  as condições para elaboração do "silogismo". E as "complexidades" que podem surgir são infinitas. O grande número de réus numa só ação, envolvendo diversos "crimes", com vários advogados, especialmente num juízo colegiado (tribunais), são típicas "complexidades".
 
Mas há "temperos" adicionais que podem levar essas complexidades a níveis estratosféricos. Os mais importantes são o interesse da MÍDIA e a "GRANA" disponível para sustentar batalhões de advogados capacitados, mas caros.
 
Nestes casos, a "guerra" fica desigual. O Estado mantém a sua Justiça permanente para administrar o fluxo normal de processos judiciais. Quando surgem estes "monstrengos", rolando dinheiro para todos os lados, com uma infinidade de advogados "garimpando" falhas processuais para fins de recursos, a "coisa fica preta". Instala-se o caos processual.
 
O povo tem muitas carências, especialmente políticas, mas tem certa consciência dessa realidade. Nasceu da sua cabeça que "só ladrão de galinha vai para a cadeia". Com razão . Ladrão de galinha não consegue montar nem comprar "imbróglio"
 
O Supremo viu-se pressionado. Tinha que dar uma saída para o "imbróglio 470". Sentenciou, certamente com inúmeras vírgulas fora do lugar. Foi o bastante para a avalanche de recursos.
 
Mas mesmo que os réus do mensalão fossem todos condenados, certamente os crimes a ele relacionados não teriam se esgotado nesse processo. Tem mais gente envolvida. Inclusive o "poderoso chefão". Os agora condenados são também "bodes expiatórios".
 
08 de dezembro de 2013
Sérgio Alves de Oliveira é Sociólogo e Advogado
 

As pessoas são naturalmente boas e a sociedade as corrompe, ou o ser humano é naturalmente corrupto e precisa do Estado para vigiá-lo e para que exista paz? Rousseau ou Hobbes? Respondam rápido (afinal tudo deve ser rápido hoje em dia) se puderem...
Detesto ter que responder coisas rapidamente..Eu nunca fui muito bom nisso e geralmente a resposta que sai é porcaria. Vamos então com mais calma: vejam que nessa “pegadinha” ninguém definiu o que é ser “bom”, o que é ser “corrupto” e muito menos o que é esse ente supremo – o “Estado”.
Digo eu que não sei a resposta dessa pergunta, que acredito que ninguém saiba, que aqueles que dizem saber não passam de picaretas e por aí vai... Digo uma série de coisas que se costuma dizer contra quem gosta de brincar com os outros fazendo “pegadinhas” mas digo uma que acredito não ser tão comum assim: parece que essa entidade abstrata, esse ente coletivo, essa figura mitológica que tudo pode e que tudo sabe, cuja voz é a própria “voz de Deus” (a maior besteira de toda história da humanidade) o “povo”, já tem a resposta: ele, povo, se acredita naturalmente bom.
Gostaria que alguém apontasse qualquer “movimento sísmico” das sociedades contemporâneas, qualquer período de crise, ou como fica elegante escrever – qualquer revolução – em que o povo não se achasse detentor da suprema verdade. Depois de 1789 a “voz do povo é voz de Deus” não é mesmo?? Afirmo, portanto, a pouca originalidade das revoluções que vieram mais tarde. Eu vejo Marx, Lênin, e Mao Tse Tung sempre falando francês e repetindo a conversa mole que terminou em Napoleão..
Não acredito que na Europa e nos Estados Unidos ainda exista espaço para se pensar ou escrever sobre um “homem bom” corrompido pela sociedade. Definitivamente não sei o que está na moda entre os intelectuais deles (às vezes acho que eles mesmos não sabem) mas sei bem, sei muito bem, o que a turma do “churrasco na lage”, o povo da “Chinelândia” gosta de pensar: gosta de pensar que o povo brasileiro é um povo bom e que é o “governo malvado” (seja lá qual for) que não cuida dele.
Sob certo sentido é verdade: quem se sente “deitado eternamente em berço esplêndido” precisa de babá e nada mais natural do que culpar sempre a mão que balança o berço. No caso da babá brasileira, enquanto faz isso ela prepara a apresentação de um trabalho na Faculdade de Filosofia da USP: sim, temos uma babá que “estuda e trabalha cuidando de nós” ao mesmo tempo!
Pois bem, digo eu que é desse caldo de cultura podre, dessa ideia que a sociedade brasileira tem de ser uma vítima da “pedofilia estatal” que se alimenta no país a vocação totalitária, paternalista, e de nepotismo de qualquer partido político brasileiro.
O homem brasileiro nasce, cresce e morre sempre como um “cidadão bebê” esperando por grandes mamadeiras chamadas “eleições”...
Até quando vai essa bobagem não sei mas penso que sem mudar a imagem que tem de si mesma essa nação nada pode esperar dos políticos. Impera no Brasil a filosofia do “coitadismo”..da “exclusão social”..dos “descamisados” e das “minorias”... Grupos, os mais diversos, que guardam todos uma característica em comum – aparência de vítimas..Nunca houve tantas vítimas no nosso país; temos vítimas da Ditadura, do racismo, da homofobia, da xenofobia, do machismo... Pensem em si mesmos: vocês não se consideram “vítimas de alguém ou de alguma coisa”???
Curiosa é essa noção de ser vítima: gostaria que alguém me apresentasse as grandes catástrofes, revoluções e genocídios da história brasileira..Gostaria de saber por quantos terremotos e tsunamis nós passamos..quantos vulcões destruíram as nossas cidades e quais são os nossos cemitérios de veteranos de guerra.
Enfim eu gostaria que me fosse possível encontrar fatos do nosso passado para sentirmos tanta pena de nós mesmos aceitando década após década as promessas de salvação, os partidos de aluguel, os tiranos alcoólatras e os doutores analfabetos...
Eu nasci e tenho certeza que vou morrer no Brasil...passarei toda minha vida no país dos “últimos bons selvagens” e num mundo que deixou de acreditar nessa besteira há muito tempo...

Dedicado a mim mesmo num dia em que eu estava com piedade de mim....rsss

08 de dezembro de 2013
Milton Simon Pires é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário