"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de dezembro de 2013

O CORRUPIÃO DE TUMA JUNIOR

Tá bom, que o Tuma Junior não é lá essas coisas como figura sacrossanta; que Tuma Junior pague até uma certa cota de desconfiança porque "seu passado o condena", posto que foi de delegado a deputado, de deputado a secretário nacional de Justiça; que ouviu conversas de submundo pelos corredores sórdidos do podre poder e então comeu em tranca...

Tá bom que Tuma Junior tenha tudo isso e talvez até mais um pouco fazendo balançar o crédito total do que conta e denuncia em seu livro "Assassinato de Reputações - Um crime de Estado".

Mas que é instigante a revelação de que Lula foi dedo duro na ditadura, ah isso é. Ora bolas, carambolas! Lula não era o mais proeminente agitador das massas que saltitava e arrebentava portões de fábricas no ABC paulista?..

E por que, então, ficou só 31 dias nas dependências do DOPS - Departamento de Ordem Política e Social, famigerado e torturante Band-Aid no calcanhar dos subversivos?!?

Pelo que se sabe, 31 dias não são mais do que menos de 0,1% dos 3 anos que Dilma Vana curtiu sem abrir o bico.

Desse jeito, pois,  fica assim no ar o ranço de que tanto como o Araguaia teve o seu papagaio, o DOPS paulista teve preso, em 1980, o seu pássaro cantador, um corrupião que quando soltava a língua sabia cantar o hino nacional.

Tudo isso, no entanto, pode ser apenas impressão. Nada mais que impressão. Mas, naquele tempo Lula via tudo, ouvia tudo, sabia tudo, fazia de tudo.


08 de dezembro de 2013
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário