"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SINOPSE DO PODER

PF JÁ REALIZOU OPERAÇÕES EM 28 DOS 39 MINISTÉRIOS.
  • A Polícia Federal já realizou 28 operações em ministérios do governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2013, cumprindo mandados de busca e apreensão, condução coercitiva e até de prisão, em investigações de irregularidades. Dos 39 ministérios de Dilma, apenas onze ainda não receberam a “visita” da PF, o que significa que 71,7 % desses órgãos  foram investigados pela própria PF ou o Ministério Público Federal.
  • Um dos ministérios mais complicados do governo, o do Trabalho, foi alvo de duas operações em apenas uma semana, este ano.
  • O balanço das ações da PF é considerado muito positivo, em 2013: foram 202 operações, com 1.078 prisões, 47 de funcionários públicos.
  • Operações da PF no setor público combateram crimes de improbidade, desvio de verbas, fraude, sonegação, peculato, lavagem, má gestão…
  • A atuação da PF tornou a corporação uma das mais admiradas do País, apesar do contingente insuficiente e dos salários comprimidos.
  • Casado com brasileira e pai de três filhas, há décadas vivendo no País, o sul-coreano Chong Jin Jeon, o “Stoney” – derrotado após longo litígio com a gigante Hyundai – foi extraditado pelo Supremo Tribunal Federal para seu país sob a condição de cumprir 8 anos, com progressões e desconto do tempo de cárcere no Brasil. Mas a Coreia do Sul deu uma banana para as condições brasileiras. “Stoney” cumpriu toda a pena e foi solto em dezembro de 2012, mas a Coreia retém seu passaporte.
  • O Itamaraty enviou duas notas à Coreia do Sul, uma em maio, outra em outubro, mas não obteve resposta. Tampouco protestou contra isso.
  • A briga de “Stoney” com a Hyundai tem a ver com a multa imposta à empresa pelo não cumprimento de acordo com o governo brasileiro.
  • A Hyundai pôde vender carros no Brasil com impostos reduzidos desde que construísse aqui uma fábrica em dois anos. Não cumpriu o acordo.
  • A Polícia Federal espera que a prisão domiciliar de Genoino seja caso único: 6 agentes, muito úteis em outras missões, serão convertidos em babás do mensaleiro. São três duplas por turno, a cada 24 horas.
  • Ao passar por agentes penitenciários, na Papuda, os detentos são obrigados a abaixar a cabeça, com os braços para trás. Delúbio e José Dirceu cumprem a regra, mas José Genoino, também condenado por corrupção, desafiava os agentes, proclamando-se “preso político”.
  • O governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), saiu encantado de novo encontro com a presidenta Dilma. Ele a considera uma amiga do Estado, manifestando apoio à prorrogação da Zona Franca de Manaus.
  • Amigo de José Dirceu, o criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro foi visitar o ex-ministro na Papuda e o encontrou resignado, mas com rigidez de atitude, “como sempre enfrentou as provações na vida”.
  • Autor do projeto que proíbe censura a biografias, o deputado Newton Lima (PT-SP) leu em audiência pública a “Carta de Fortaleza”, de escritores como Fernando Moraes, em favor da liberdade.
  • Cidade com 700 mil habitantes, Ceilândia (DF) nem sequer tinha cinema. Ganhou dez de uma vez, no recém-inaugurado Shopping JK, que em uma semana já proporciona empregos diretos a 2.300 pessoas.
  • A deputada Luiza Erundina bate na tecla de que o PSB precisa lançar candidatura própria ao governo de São Paulo. “Precisamos apresentar algo novo, já passou da hora de substituir o PSDB em São Paulo”.
  • Ao ouvir que assalariados e militares de baixa patente se viram para pagar aluguel, enquanto oficiais que recebem R$ 9 mil pagam só R$ 450 para morar em residências funcionais, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) se saiu com esta: “Quem mandou não estudar?”
  • …o presídio da Papuda não é mais o mesmo. Vinte e seis deputados entraram (e saíram) depois de visitar os mensaleiros presos.
 
22 de novembro de 2013
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário