"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

REJEIÇÃO A AÇÃO DE BLACK BLOCS CHEGA A 93,4% DA POPULAÇÃO

Pesquisa revela que 93,4% desaprovam ação dos black blocs

De acordo com o levantamento, 91,5% acreditam que a forma de manifestação dos mascarados não é legítima



Manifestantes destroem terminal D.Pedro, em São Paulo
Foto: Marcos Alves / Agência O Globo / 25-10-2013
Manifestantes destroem terminal D.Pedro, em São PauloMARCOS ALVES / AGÊNCIA O GLOBO / 25-10-2013
 
Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quinta-feira, indica que 93,4% não apoiam a ação dos black blocs nas últimas manifestações de rua no Rio e em São Paulo. De acordo com o levantamento, 91,5% acreditam que a forma de manifestação dos mascarados não é legítima. Apesar disso, 81,7% defendem o direito às protestos.
 
Foram entrevistadas 2.005 pessoas, em 135 municípios de 21 unidades da federação, das cinco regiões, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2%.
 
A desaprovação ao movimento black blocs já fora apontada, no mês passado, em pesquisa do Datafolha. Na ocasião, 95% dos entrevistados condenaram a ação do grupo, conhecido pelas depredações e agressões nos protestos. O levantamento foi realizado em 25 de outubro, mas horas antes da manifestação do Movimento Passe Livre que acabou em quebra-quebra e com a agressão ao coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi, no centro de São Paulo. 
 
O levantamento do Datafolha, no qual foram entrevistadas 600 pessoas, revelou, pela primeira vez, uma queda significativa do apoio aos manifestantes, segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino. Ele disse que a constatação coincidia com o maior número de eventos violentos.
 
A pesquisa mostrou que a aprovação aos protestos caiu de 89%, em junho, para 66% no fim de outubro. Especialistas ouvido pelo GLOBO avaliaram, na ocasião, que a violência fez reduzir o apoio da população às manifestações nas ruas e já ameaça o poder delas como mecanismo de pressão para mudanças políticas e sociais.
 
07 de novembro de 2013
FERNANDA KRAKOVICS - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário