"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 16 de novembro de 2013

PROBLEMAS ECONÔMICOS E FINANCEIROS SÃO AS "QUESTÕES MAIS URGENTES" NO BRASIL

Fórum Econômico Mundial: aumento do abismo social na América Latina preocupa.  Brasil atrairá o foco na região, aponta pesquisa da entidade
 
GENEBRA - Os líderes da América Latina que se preparem: uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial sobre tendências para 2014, junto a 1.500 especialistas de diversas áreas, coloca o aumento da disparidade entre ricos e pobres como principal risco para a região, seguida de preocupações com crescimento econômico e educação. Quanto ao Brasil, cerca de 41% dos consultados apontaram problemas econômicos e financeiros como as “questões mais urgentes”.
Por outro lado, a pesquisa indica que o Brasil “é o país que vai atrair o foco na região”, por ser hoje o segundo maior mercado emergente, atrás da China. Mas, como outros países, da América Latina, tem um grande desafio pela frente:
 
- De maneira geral, problemas de desigualdade na América Latina não melhoraram, o que não ajudou a incentivar as pessoas e tem manchado nossa reputação no mundo - constatou o boliviano Enrique García, presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (Caf), que preside o conselho do Fórum para a agenda latino-americana.
 
Já com relação à China, só 10% dos entrevistados apontaram problemas econômicos como uma preocupação. Sem surpresa, para a Grécia, 99% citaram a crise como principal tendência. A economia americana também preocupa muitos: 65%. E a do Reino Unido, ainda mais, 83%.
 
Na América do Norte, sobretudo nos Estados Unidos, o crescimento do fosso entre ricos e pobres preocupa 60% dos entrevistados, contra 64% na América Latina e na Ásia, 86% na Itália e 89% na Espanha. A pesquisa, chamada de “Outlook on the Global Agenda”, também constata que governos e população estão cada vez mais dissociados. A crise de legitimidade de governos e instituições é uma das dez tendências identificadas para 2014 .
 
- As pessoas, principalmente os jovens, perderam a crença em políticas econômicas - afirmou John Lipsky, professor do School of Advanced Internacional Studies e um dos envolvidos na pesquisa.
 
Outras tendências são verificados pelo estudo do Fórum Econômico Mundial são: crescimento da tensão social na América do Norte, nas sociedades do Oriente Médio e na África; aumento de ataques cibernéticos; falta de ação para o combate às mudanças climáticas; expansão da classe média na Ásia; crescimento da importância das megacidades; e aumento da desinformação na internet.

16 de novembro de 2013
Deborah Berlinck - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário