"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 16 de novembro de 2013

FALTA ALGUÉM NO JULGAMENTO DO MENSALÃO: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

 
Falta alguém no julgamento do mensalão. Exatamente o chefe supremo de todos os envolvidos no maior escândalo da história do Brasil, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva.
Que, cinicamente, primeiro, negou conhecer o esquema, para, em seguida, declarar que foi traído e, finalmente, afirmar que o mensalão era uma invenção das elites, da oposição e da mídia.
Ao deixar o governo, vazou que trabalharia para desmontar a ´farça` do mensalão. E pegou o caminho que lhe parecia mais curto.
Atacou diretamente o Supremo Tribunal Federal. Armou com Nelson Jobim, ex-presidente do STF, um encontro com Gilmar Mendes para tentar ´amolecer` o ministro. Deu-se mal.
A tentativa de chantagear Gilmar Mendes foi um fiasco. Não apenas foi ´peitado` pelo ministro do STF, como o encontro acabou transformando-se num escândalo dentro do escândalo.
Acostumado a manobrar no submundo dos ´negócios`, Lula acusou o golpe, ao agredir o presidente do STF, Joaquim Barbosa, taxando-o de ´negro complexado`. Se já estava determinado a cumprir a lei e mandar a quadrilha lulista para a cadeia, Joaquim não fez por menos.
Fez exatamente o que os brasileiros respeitáveis esperavam.
Mas, falta alguém no julgamento do mensalão. 
Antes da cassação de seu mandato, José Dirceu, mais notório dos auxiliares de Lula, ao lado de Antonio Palocci – defenestrado do poder em face do escândalo de quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Pereira -, afirmou durante sessão da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, provocado pelo líder da Oposição, José Carlos Aleluia (PFL), que nada fez sem o conhecimento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Dirceu havia sido denunciado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, como chefe da quadrilha do mensalão.
Ora, Dirceu afirmou ao Conselho de Ética, em sessão transmitida pela TV, que dava conhecimento de seus atos àquele que ocupava o mais alto cargo da República. Dedução lógica, Dirceu, no mínimo dividia o comando da quadrilha com Lula, presidente de honra do PT e presidente da República.
Vale lembrar que o escândalo do mensalão explodiu com a denúncia do então deputado Roberto Jefferson (PTB). Que declarou haver informado o presidente Lula sobre a existência do mensalão.
O governador de Goiás, Marconi Perillo, também havia advertido Lula sobre o mensalão. Em vez de barrar a falcatrua, o presidente da República passou a hostilizar abertamente o governador e a tentar impedir a reeleição de Perillo, depois que este tornou público que Lula sabia do crime.
Mesmo desmascarado, Lula não foi indiciado junto com a companheirada corrupta. Foi poupado escandalosamente pela Procuradoria-Geral da República.
Falta alguém no julgamento do mensalão. A prisão de José Dirceu e demais quadrilheiros pode ser o início de um velho sonho do brasileiro de que a Justiça funcione para todos. Não apenas para os mais pobres.
Mas, a ausência de Lula na relação dos presos mantém em aberta a dúvida do cidadão de bem de que, de certa forma, o crime compensa, quando cometido por bandidos do colarinho branco. E Lula é o mais ilustre dos bandidos do colarinho branco.
Tipos como Maluf e Collor passaram a ser tratados como reles trombadinhas, diante de Luiz Inácio Lula da Silva.
16 de novembro de 2013

Um comentário:

  1. Realmente, Lula já deveria ter sido denunciado, processado e preso há muito tempo.

    ResponderExcluir