"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 16 de novembro de 2013

CONFUSÃO NOVA

Ministério Público Federal será acionado para investigar denúncia de corrupção no Ministério da Fazenda

Na próxima semana, o Ministério Público Federal será acionado para investigar a denúncia de corrupção envolvendo o chefe de gabinete do Ministério da Fazenda, Marcelo Fiche, e o chefe da assessoria técnica da pasta, Humberto Alencar.

Trata-se de mais um escândalo envolvendo o governo petista de Dilma Vana Rousseff, desta vez na seara do incompetente e ainda ministro Guido Mantega.

De acordo com reportagem publicada no site da revista Época, Fiche e Alencar são acusados pela ex-secretária da empresa Partnersnet Comunicação Empresarial, Anne Paiva, de receber cerca de R$ 60 mil que ela mesma teria entregado aos suspeitos, em ao menos quatro ocasiões, no próprio Ministério da Fazenda.

A Partnersnet firmou contrato com a pasta em dezembro do ano passado, no valor de R$ 4,75 milhões, para prestar serviços de assessoria de comunicação ao gabinete do ministro Guido Mantega. Segundo a reportagem, há ainda a suspeita de que o contrato esteja superfaturado.

Para o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), “a gravidade da denúncia requer uma investigação aprofundada por parte do Ministério Público Federal”. O parlamentar disse que também pedirá a instalação de uma PFC (Proposta de Fiscalização Financeira e Controle) na Câmara para que o TCU (Tribunal de Contas da União) faça um “pente fino” no contrato entre o Ministério da Fazenda e a Partnersnet.
 “É lamentável que o número dois do Ministério da Fazenda esteja envolvido em denúncia de recebimento de propina. Pela intimidade que eles têm [Marcelo Fiche e Humberto Alencar] com o ministro Mantega, o escândalo poderá contaminar a credibilidade da gestão econômica”, afirmou Rubens Bueno.

O ministro não está livre de ter de comparecer à Câmara dos Deputados para explicar o envolvimento dos subordinados no escândalo, além da denúncia de superfaturamento no contrato de assessoria de imprensa do ministério com a empresa. “É mais um escândalo que se soma aos inúmeros produzidos pelo governo do PT que a oposição vai cobrar todo rigor na apuração”, disse Bueno.

O escândalo vem à tona em momento difícil para o Partido dos Trabalhadores, que chegou ao poder central, em 2003, a bordo do discurso de combate à corrupção. Uma década se passou e o PT aparece em cena como protagonista do período mais corrupto da história nacional. O imbróglio do Ministério da Fazenda surge à sombra do escândalo dos auditores fiscais paulistanos, que derrubou o secretário de Governo da gestão Fernando Haddad, e da decisão do STF de determinar a imediata prisão dos mensaleiros.

Como disse certa feita um conhecido e falante comunista de botequim, “nunca antes na história deste país”. Mesmo assim, os petistas continuam acreditando que o partido é a derradeira salvação do universo. Enfim…

16 de novembro de 2013
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário