"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

DOIS PESOS

Crítica do governo a vazamento de dados sobre espionagem brasileira vira piada no meio político

Nesta segunda-feira (4), o comportamento dual do governo petista de Dilma Vana Rousseff em relação às espionagens virou piada nas rodas políticas. Logo nas primeiras horas do dia, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República distribuiu nota à imprensa para justificar matéria do jornal “Folha de S. Paulo”, que trouxe detalhes da espionagem de que foram alvo diplomatas russos, iranianos e iraquianos entre 2003 e 2004.

Na nota, o GSI informou que a operação a cargo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi de contrainteligência e que, “respeitando os preceitos constitucionais de liberdade de imprensa, ressalta que o vazamento de relatórios classificados como secretos constitui crime e que os responsáveis serão processados na forma da lei”. O GSI justificou que as operações “obedeceram à legislação brasileira de proteção dos interesses nacionais”.

O ucho.info não tem procuração para defender o governo dos Estados Unidos, acusado de espionar metade do planeta, mas é no mínimo estranha a posição do Palácio do Planalto em relação ao caso noticiado pela Folha. O significado de espionagem não difere de acordo com o país ou os seus interesses.

Ainda na nota, o GSI destaca que “a ABIN desenvolve atividades de inteligência voltadas para a defesa do Estado Democrático de Direito, da sociedade e da soberania nacional, em restrita observância aos preceitos constitucionais e aos direitos e as garantias individuais”.

A Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês) pode ter ultrapassado os limites do bom senso, caso se confirmem as denúncias, mas por certo agiu para defender os interesses do país e da Casa Branca. Não se pode ao mesmo tempo incensar Edward Snowden, ex-analista da NSA, e classificar como crime o vazamento de documentos para o jornal “Folha de S. Paulo”.

Fato é que Dilma Rousseff, que não sabe como recuperar a popularidade que escoou pelo ralo das recentes manifestações, tentou pegar carona no caso de Snowden, que vazou a determinados órgãos de imprensa documentos sobre espionagem realizada pela NSA, os quais ainda carecem de confirmação, pois o que foi visto até então pode ser facilmente produzido em qualquer computador mambembe.

05 de novembro de 2013
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário