"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PETROBRAS PERDE QUASE 2 BILHÕES POR MÊS AO NÃO REAJUSTAR GASOLINA

 

Congelamento de preço é uma medida drástica historicamente tomada por administrações em apuros inflacionários. No Brasil, marcaram história os congelamentos do governo Sarney entre 1985 e 1989. Mas não se trata de uma exclusividade nacional: Estados Unidos, França e até a vizinha Argentina já andaram experimentando deste paliativo.
 
E o melhor termo para qualificá-lo há de ser justo este: paliativo. Porque não só não resolve o problema, como o mascara, dando ao mercado índices falsamente aceitáveis, e torna ainda mais difícil a busca por uma solução. No caso do Brasil, foi necessário esperar quase uma década para que finalmente nascesse o Plano Real e desse jeito naquela inflação que chegou a bater nos 83% ao mês.
 
Uma das marcas do governo Dilma pode ser a volta do congelamento de preços; no caso, dos produtos fornecidos pela Petrobras. Numa medida drástica para evitar o estouro inflacionário, interferências do Planalto vêm impedindo que a estatal pratique o valor real de seus produtos no mercado, mas sim o mesmo há pelo menos 2 anos. Como não existe almoço grátis, os custos disso são pagos por alguém. No caso, pela própria refém dos desmandos petistas. É o que denunciou matéria da Veja:
Apesar da pressão de investidores pelo aumento do preço dos combustíveis, a presidente da Petrobras, Graça Foster, continua afirmando que não haverá alta no curto prazo — nem mesmo depois que a empresa assumiu o compromisso de pagar 6 bilhões de reais pelo bônus do leilão do Campo de Libra, arrematado por consórcio único na última segunda-feira. O consumidor celebra, já que a oscilação do preço da gasolina no mercado internacional não pesará em seu bolso. O governo também comemora, pois não sentirá o peso do reajuste na inflação. Contudo, a decisão fez a estatal perder 14,1 bilhões de reais no acumulado do ano até agosto, segundo levantamento do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE). O valor perdido seria suficiente para pagar duas vezes o bônus — e ainda sobrariam recursos.
(grifos nossos)
A sangria chega a quase 2 bilhões de reais por mês em 2013. E vem crescendo mês a mês, a ponto de se aproximar do dobro disso em agosto:
O saldo calculado pelo CBIE decorre da diferença entre os preços praticados pela empresa no mercado interno e os preços internacionais da gasolina e do óleo diesel, sem contar a variação cambial. O dólar se valorizou 6,8% no acumulado do ano. Segundo o CBIE, apenas em agosto a Petrobras perdeu 3,95 bilhões de reais ao absorver a variação. O órgão calcula que média mensal de perdas nos primeiros oito meses do ano é de 1,8 bilhão de reais.
 (grifos nossos)
Por atitudes assim, a Petrobras vem infelizmente tendo cada vez menos confiança do mercado. Os próprios membros do governo não mantêm um mesmo discurso quando o assunto é aumento:
Com problemas de caixa que a levaram a executar um programa de venda de ativos de 4,3 bilhões de dólares, a empresa vem sendo questionada se conseguirá arcar com seus compromissos de investimento e com o pagamento do bônus de Libra. Graça Foster afirmou, em entrevista à imprensa, que a estatal pagará tranquilamente o valor sem precisar recorrer ao aumento da gasolina. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras, chancelou o discurso da executiva. Contudo, no início de outubro, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deixou claro que um aumento estava por vir entre o final de 2013 e o início de 2014. 

31 de outubro de 2013
Marlos Ápyus

Nenhum comentário:

Postar um comentário