"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

IBOPE AFIRMA QUE REPROVAÇÃO A DILMA SOBE EM TODOS OS ASPECTOS

DILMA: DOPING PUBLICITÁRIO NÃO ADIANTOU NADA PARA A SUA IMAGEM!

    

        
1. A última pesquisa do Ibope de avaliação de Dilma mostrou que nem todos os excessos publicitários conseguiram segurá-la. A pesquisa que vale é de avaliação de Dilma, pois intenção de voto mede coisas desiguais em função do conhecimento nacional dos pré-candidatos.

             
2. O Ibope avaliou Dilma com três perguntas. A clássica avaliação ótimo, bom, regular, ruim e péssimo e as disjuntivas aprova/desaprova e confia/não confia. Nos 3 casos as avaliações Ruim+Péssimo, Desaprova e Não Confia cresceram.


             
3. Quando as avaliações de Dilma desabaram após as manifestações nas ruas em junho, estas, com todo o aparato a disposição –máquina, publicitário, imprensa, promoções, lançamento de programas, viagens, acompanhamento semanal e às vezes diário em pesquisas...- não foi suficiente para a recuperação sustentável de sua imagem.


             
4. Houve um refluxo de pouco abaixo de 35% para algo acima. O teto das avaliações Ótimo+Bom tem estado em 38%. No início, apelou para um plebiscito, querendo jogar o desgaste para o Congresso. Criou o programa do mobiliário para a casa própria. Depois incluiu computadores. Polemizou com a importação de médicos. Sancionou a lei da autonomia dos taxistas. Tudo com comemorações para as câmeras da mídia. Formou rede nacional de TV e Rádio 4 vezes desde junho, a última tentando justificar o leilão do pré-sal, numa curiosa matemática onde 40% se transformam em 85%.


         
5. Dilma e seus publicitários adotaram a máxima de Dick Morris (publicitário da reeleição de Clinton): “Todo dia é dia de eleição”.  Diariamente cria algum fato para pontear nos noticiários noturnos das TVs. Aumentou o número de entrevistas em rádio. Treinou um sorriso mais simpático e abriu sua porta aos políticos, querendo suavizar sua imagem de durona.


            
6. Uma avalanche de instrumentos no campo da propaganda latu sensu. Um verdadeiro doping de iniciativas de forma a impulsionar sua imagem e os índices de avaliação positiva. Mas depois do refluxo de uns 5 pontos, estacionou nas avaliações positivas e piorou nas negativas. Ou seja: toda essa massificação para melhorar sua imagem bateu no teto.


             
7. Isso ocupando 90% do campo de jogo. Quando o jogo estiver aberto, com cada um ocupando parte igual, esse teto não resistirá e voltará ao ponto mais baixo de seu desgaste. O teto de hoje é, portanto, resultante de doping de exposição. A ilusão de vitória no primeiro turno não existe mais, pelo menos para quem sabe fazer as 4 operações e a regra de três.


             
8. Trechos de seus discursos colocados nas redes sociais mostram certo descontrole. E nem tocamos na questão econômica, que garantidamente não será –nem de longe- um trunfo favorável.



                                                    * * *
Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia
 
IBOPE: REPROVAÇÃO A DILMA SOBE EM TODOS OS ASPECTOS!
                                         
Pesquisa 17-21/10 com 2.002 pessoas.

                                   
Comparação com pesquisa Ibope de setembro.


Avaliação Dilma Ruim+Péssimo: Setembro 22%. Outubro 26%.

Desaprovam Dilma: Setembro: 40%. Outubro 42%.

Não Confiam em Dilma: Setembro: 43%.  Outubro 46%.

29 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário