"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A VOZ POR TRÁS DO REI ROBERTO CARLOS

 

A voz por trás da voz

Kakay: a voz por trás do Rei
O Globo de hoje transcreve uma frase dita por Roberto Carlos na entrevista ao Fantástico que não foi ao ar por causa da edição que enxugou os vinte minutos de conversa para os cinco minutos que foram ao ar. Era um exemplo dado pelo Rei com o objetivo de defender a privacidade dos biografados. Ei-la
 
- Imagine que um estuprador possa descrever todos os detalhes do abuso sexual que cometeu contra a vítima, aumentando ainda mais o sofrimento da família. Isso é justo?
 
O argumento, praticamente com as mesmas palavras, foi usado dias antes numa conversa entre o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que atua como consultor do Procure Saber, e um interlocutor.  Também foi  publicado no artigo que o advogado escreveu para a Folha de S. Paulo no dia 19. Kakay, aliás,  famoso em Brasília por cantar Roberto Carlos em festas e bares, é uma espécie de voz por trás da voz do Rei.
 
A frase de Kakay dita por Roberto confirma o óbvio. A partir de agora, inclusive nos vídeos que serão divulgados hoje (leia mais em Nova postura), os medalhões da MPB vão se pronunciar com os argumentos soprados pelos advogados.
 
É o que dentro do Procure Saber está sendo qualificado como uma segunda fase da luta do grupo, com mais profissionalismo e menos voluntarismo. Deixou-se  de lado o discurso só censura prévia e vão centrar baterias na privacidade.
29 de outubro de 2013
Lauro Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário