"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PARA "FT" SILM USA ESPIONAGEM COMO DESCULPA PARA PROTECIONISMO

A presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de sanção da lei que destina recursos dos royalties do petróleo para educação e saúde, no Palácio do Planalto
Espionagem abre espaço para mais ideias protecionistas do governo, diz FT (Celso Junior/Reuters)


Política de conteúdo nacional no setor de telecomunicações causará ainda mais danos à economia do país, diz jornal
 

O programa de espionagem norte-americana no Brasil, vazado pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden, pode se transformar em desculpa para o governo brasileiro intensificar sua política protecionista, segundo análise do jornal britânico Financial Times.
 
Segundo o blog Beyondbrics, do FT, as últimas declarações de membros do governo - e da própria presidente Dilma - indicam que o país poderá lançar mão de uma política de conteúdo nacional no setor de telecomunicações que causará ainda mais danos à economia do país, que já está "sem fôlego".
 
O jornal cita o centro de certificação anunciado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que será de uso obrigatório de todas as empresas presentes no país (de telecom ou não) e que terá como função "bloquear espiões da NSA". "Que surpresa que esse escândalo tenha disparado os reflexos agudos de protecionismo do Brasil", ironizou o Beyondbrics.
 
O FT também cita pontos do marco civil da internet como forma insustentável de "proteger" dados brasileiros. "Os políticos brasileiros obviamente não pensaram em por que diabos essas propostas funcionariam num mundo em que empresas de tecnologia da informação, pesquisa e desenvolvimento e o fluxo de informação são verdadeiramente globais", diz o jornal.
 
De acordo com o artigo, como resultado dessas medidas, o país deverá ficar para trás em tecnologia e os custos aos consumidores subiriam devido ao monopólio de empresas locais detentoras dos produtos exigidos pelo governo. "Enquanto isso, os espiões dos Estados Unidos ficarão tão felizes espiando brasileiros por meio dos equipamentos locais como ficam ao usar redes globais".

13 de setembro de 2013
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário