"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MANTEGA DIZ QUE CRISE DE EIKE AFETOU IMAGEM DO PAÍS. E A CRISE DE DILMA?

 
  • Valter Campanato/ABr
A crise nas empresas de Eike Batista afetou a imagem da economia do país. A opinião é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que participa de evento em São Paulo nesta segunda-feira (30).
O ministro afirmou que a queda das ações da petroleira OGX "já causou problemas para a imagem do país". Ele disse esperar que a situação da empresa melhore o mais rápido possível.
As empresas do bilionário enfrentam uma séria crise de confiança no mercado e grandes perdas na Bolsa de Valores. Somente neste ano, a OGX perdeu R$ 13,3 bilhões em valor de mercado, segundo levantamento da consultoria Economatica.
Na semana passada, Mantega tinha dito que a solução para a OGX não é problema do governo. "É um grupo privado. Não tem uma ligação com o governo e, portanto, a solução da OGX é de mercado. É o mercado quem tem de dizer quando o grupo vai ser saneado e quando vai deixar de causar problemas para o mercado de capitais."
Ampliar

Veja frases de Eike Batista antes e depois da crise20 fotos

11 / 20
O empresário Eike Batista, que já foi o 7º mais rico do mundo, passa por uma grande crise em seus negócios. Veja a seguir frases do empresário antes e depois do colapso que atingiu suas empresas Arte/UOL

Economia melhora gradualmente, diz ministro

Mantega lembrou que a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2013 do Ministério da Fazenda também foi reduzida de 3% para 2,5%, em linha com a estimativa divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.
Como, no entanto, a economia brasileira avançou acima do previsto no segundo trimestre, ao registrar alta de 1,5% sobre o primeiro, feito o ajuste sazonal, é possível que o PIB cresça acima do previsto este ano, afirmou.
"Estou tendo indicações de que a economia está melhorando gradualmente, nada excepcional", afirmou.
Ainda de acordo com o ministro, o governo segue empenhado em controlar a inflação. Enquanto a tarefa do BC, nesse caso, seria aumentar os juros, a Fazenda pode reduzir custos da economia para esse propósito, afirmou.
Mesmo assim, ele ressaltou que o controle dos preços não depende só do governo.
"Torcemos para que não haja outro choque de oferta sobre inflação. Trabalhamos para reduzir a inflação, dentro das possibilidades", disse.
Ampliar

Conheça o Pink Fleet, iate de Eike que vai virar sucata30 fotos

1 / 30
O empresário Eike Batista resolveu enxugar custos, em meio à crise pela qual passam suas empresas. O corte atingiu o Pink Fleet, seu navio cinco estrelas que era alugado para eventos sociais e corporativos na baía de Guanabara, no Rio. Clique na foto para ver mais Divulgação/Grupo EBX
 
Ampliar

Veja fatos e curiosidades da trajetória de Eike Batista78 fotos

1 / 78
Confira, a seguir, fatos e curiosidades que marcaram a vida do empresário Eike BatistaArte/UOL
 30 de setembro de 2013
UOL, (Com Reuters e Valor)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário