"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

REFORMA TRIBUTÁRIA DA CÂMARA PODE CRIAR O MAIOR IMPOSTO DO MUNDO


Enquanto a reforma previdenciária caminha no Congresso, a disputa por espaço fica mais acirrada entre diversos autores e diferentes projetos sobre a reforma tributária.

O Ministério da Economia calculou que a proposta de unificação de impostos federais defendida pela Câmara dos Deputados exigiria a fixação de uma alíquota de 30% ou mais para o novo Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) que incidiria sobre o consumo.

Caso as informações se confirmem, os números fariam com que o Brasil tivesse o maior imposto sobre valor agregado (IVA) do mundo. Os idealizadores do texto, porém, discordam da conta.

Ao todo, há cinco projetos de simplificação tributária em discussão, seja entre membros do governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, seja entre as duas casas do Poder Legislativo.

A proposta de emenda constitucional em discussão pelos parlamentares é de autoria do líder da bancada do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), com base nos estudos e sugestões feitos pelo Centro de Cidadania Fiscal, liderado pelo economista Bernard Appy.

O texto pretende unificar no IBS os federais IPI, PIS, Cofins o estadual ICMS e o municipal ISS. Nos cálculos de Appy, o imposto unificado teria uma alíquota de 25%, registra o site InfoMoney.


25 de julho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário