"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

UMA CONVERSA DESCONTRAÍDA NO QUINTAL DE OLAVO DE CARVALHO, QUE SE TRANSFORMA NUMA ACURADA ANÁLISE DA POLÍTICA BRASILEIRA


O jornalista e conhecido youtuber Bernardo Küster que já me referi aqui no blog e já postei alguns de seus vídeos, pertence a uma nova geração de intelectuais brasileiros de perfil conservador. Em viagem aos Estados Unidos Bernardo Küster fez uma visita especial ao jornalista, filósofo e escritor Olavo de Carvalho que há 14 anos mudou-se para a Terra do Tio Sam, mais precisamente no legendário Estado da Virgínia.

Os que conhecem Olavo de Carvalho sabem que ele é um colecionador de armas e não se faz de rogado, se houver oportunidade, de participar de uma caçada de ursos. O vídeo começa com Olavo e Bernardo experimentado um rifle da pesada.

Ato contínuo, Bernardo inicia um papo sobre política que, aliás é uma especialidade dos dois. De forma descontraída Bernardo Küster faz uma pergunta e Olavo de Carvalho inicia, na verdade, uma alocução analítica abordando os últimos lances da política brasileira tendo como figura central o Presidente Jair Bolsonaro, sua ascensão à Presidência e a brutal tentativa de boicote do establishment.

Pelo poder de fogo de rifle da coleção de Olavo nota-se que filósofo está bem armado em termos de defesa pessoal. No que tange à política também acerta o alvo ao analisar o quadro político brasileiro, sem descurar as vicissitudes que o permeiam bem como as mudanças na política brasileira tendo como principal personagem o Presidente Jair Bolsonaro.

De uma conversa informal entre os dois amigos surge uma acurada análise do momento político brasileiro. Vale a pena, portanto, ver este vídeo. 

15 de abril de 2019
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário