O projeto de lei que endurece regras para progressão de regime avança no Senado.
O projeto de lei do senador Lasier Martins (Pode-RS) foi aprovado nesta quinta-feira (25) na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. O texto garante mais rigor para o cumprimento da pena de prisão.
O PLS 499/2015 restabelece a exigência do exame criminológico e aumenta os prazos para a progressão de regime: mínimo de três quintos para réu primário de crimes hediondos, subindo para quatro quintos quando reincidente e metade da pena para atos criminais comuns.
Lasier falou sobre o projeto:
“Essa é uma medida há muito esperada pela população, que quer mais segurança diante do avanço da criminalidade e um combate ao sentimento geral de impunidade.”
A relatora do PL, senadora Selma Arruda (PSL-MT), acrescentou no texto da matéria dispositivo para clarear a diferenciação entre réu primário e reincidente.
Atualmente, sentenciados, mesmo em crimes extremamente graves, podem progredir para os regimes semiaberto e aberto após o cumprimento de apenas um sexto da pena. Assim, um indivíduo condenado a 18 anos de prisão, se apresentar bom comportamento carcerário, poderá sair em apenas três anos.
A matéria segue agora para o Plenário do Senado, em regime de urgência.
26 de abril de 2019
renova mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário