"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

CHANCELER DE CUBA DIZ QUE EUA QUEREM ASFIXIAR A ILHA



Medidas recentes dos Estados Unidos contra Cuba dificultam investimentos estrangeiros na ilha e restringem o envio de remessas.

O chanceler Bruno Rodríguez denunciou a ação do governo Donald Trump para asfixiar a economia da ditadura comunista de Cuba:

“A meta declarada é asfixiar a economia e castigar o povo cubano em seu conjunto com a finalidade de arrancar concessões políticas de nosso governo.”

E, em entrevista coletiva, acrescentou:

“Apesar do inquestionável impacto econômico [dessas medidas~], não poderão mover em um grau a firme determinação de resistência.”

O governo Trump aplicará a partir de 2 de maio um trecho de uma lei de 1996 que habilita tribunais federais dos Estados Unidos a receber processos contra empresas estrangeiras que gerem bens confiscados depois de 1959.

De acordo com o chanceler cubano, Washington procura reforçar o bloqueio que aplica à ilha desde 1962.

EUA justificam suas ações devido à falta de “liberdades fundamentais” na ilha e também rejeitam o respaldo que Cuba outorga ao ditador Nicolás Maduro na Venezuela.


26 de abril de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário