"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

BRASIL LIDERA RANKING DE VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES



A grande quantidade de casos de agressões contra docentes é um grave problema no contexto educacional brasileiro.

O Brasil lidera um ranking de violência nas escolas elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O levantamento considera dados do ano de 2013, quando 12,5% dos professores brasileiros ouvidos confirmaram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos ao menos uma vez por semana.

A média entre as 34 nações pesquisadas é de 3,4%. O Brasil é seguido por Estônia (11%) e Austrália (9,7%), informa a Folha.

Além das agressões físicas e verbais, as condições de trabalho são muito estressantes em algumas regiões brasileiras.

No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, professores convivem com confrontos armados nos arredores das escolas onde trabalham e ameaças recorrentes de estudantes e familiares..


26 de abril de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário