"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

NA ARGENTINA, DILMA DIZ QUE LULA PODE SER ENVENENADO NA CADEIA DA PF

dilma
Dilma é Piada do Ano ou caso de internação
Em campanha internacional pela libertação de Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff advertiu nesta terça-feira (dia 1º) em Buenos Aires que o fundador do PT ganhará as eleições de outubro mesmo na prisão. “Livre ou preso, ele será eleito presidente do Brasil”, assegurou a ex-presidente ao público da Feira do Livro de Buenos Aires, onde apresentou o livro “Lula, a verdade vencerá”.
Ao criticar a decisão de uma juíza de Curitiba que impediu a visita à prisão do argentino Adolfo Pérez Esquivel, premiado com o Nobel da Paz em 1980 e que estava presente no evento junto com a presidente das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, e outros líderes políticos e sindicalistas argentinos, Dilma Rousseff afirmou que teme pela vida de Lula.
PODEM MATÁ-LO – “Tenho medo pela vida de Lula. Tenho medo pela comida, pela água que ele toma; porque se foram capazes de impedir a visita de um prêmio Nobel da Paz, a visita de um médico…”, disse Dilma.
“O Brasil está sendo mais duro com Lula do que foi na ditadura porque o temem”, acrescentou, dizendo que Lula representa “a arma que temos para lutar contra o enquadramento do Brasil em um neoliberalismo brutal”.
Para ela, o ex-presidente “é um preso político e vítima de um crime: este processo (judicial) é uma vergonha política que vai contra todos os direitos humanos”, disse.
CASO DA UNASUL – Dilma Rousseff descreveu a prisão de Lula como mais um episódio de um processo de avanço de ideias neoliberais, no qual também incluiu a recente decisão de seis países sul-americanos de suspender a Unasul. “Vemos como desastrosa essa decisão que interrompe um processo de integração na América Latina”, disse.
Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Paraguai e Peru suspenderam suas atividades no bloco até que se nomeie o sucessor de Samper, cujo mandato como secretário-geral concluiu em janeiro de 2017.
Com Dilma estiveram outros líderes latino-americanos, como o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper e o ex-prefeito da Cidade do México Cuauhtémoc Cárdenas.
Na Argentina, Dilma disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o dia 7 de abril em Curitiba, depois de ser condenado a 12 anos por corrupção e lavagem de dinheiro, continua a ser o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) às eleições presidenciais.
Acrescentou que, por meio de uma carta enviada por seus advogados, Lula deu seu aval para que o PT considere outras opções à presidência, mas o partido já afirmou que não desistirá de sua candidatura. E disse que o ex-presidente é o favorito segundo as pesquisas, à frente do candidato de extrema direita, Jair Bolsonaro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Colocar Dilma para representar Lula e o PT é um problema. Como na música “Palpite Infeliz”, de Noel Rosa, Dilma nunca sabe o que diz. Essa afirmação de que Lula pode ser envenenado na cadeia é Piada do Ano ou caso de internação em clínica psiquiátrica. (C.N.)


03 de maio de 2018
Deu em O Tempo
(Agência AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário