"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

EM SURTO DE VERGONHA NA CARA, RODRIGO MAIA INSTALA COMISSÃO DO FIM DO FORO PRIVILEGIADO

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), finalmente instalou a Comissão Especial que analisa o fim do foro privilegiado. A PEC, de autoria do senador Álvaro Dias, já foi aprovada por unanimidade no Senado.

A Comissão é uma resposta ao STF, que restringiu o foro de parlamentares, mas ainda mantém o foro de outras autoridades da República. Pela proposta, os presidentes da Câmara, do Senado, do STF, além do presidente e vice-presidente da República, manteriam o foro por prerrogativa de função. Todas as outras autoridades perderiam o foro privilegiado.

O Senado aprovou o fim do foro no dia 31 de maio de 2017. Portanto, não é de hoje que Rodrigo Maia senta em cima da proposta.

Apesar da Intervenção Federal no Rio de Janeiro, há quem entenda que a Câmara e o Senado podem votar normalmente as PECs, sendo proibido somente a promulgação durante o período de intervenção.

De qualquer modo, a sobrevida do foro privilegiado é responsabilidade de Rodrigo Maia e deveria ser suficiente para que ele jamais fosse reeleito.


18 de maio de 2018
in reaça blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário