"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 2 de julho de 2017

A CONSCIÊNCIA PERSEGUE O CORRUPTO MESMO QUE NINGUÉM O CONDENE

f
Ilustração do Duke (O Tempo)
Há uma voz dentro de nós que nunca conseguimos fazer calar. É a voz da consciência. Ela está acima da ordem estabelecida e das leis vigentes. Há fatos criminosos como roubar o dinheiro destinado à saúde e à educação, praticar verdadeira pilhagem de milhões de reais que eram para a infraestrutura e outros crimes, e pode o criminoso acostumar-se a tais práticas a ponto de criar uma segunda natureza e pensar: “Como a coisa é de todos, portanto não é de ninguém, posso me apropriar dela”. Se ocupa um cargo público, “quem se enriquece nessa posição é esperto, quem não o faz é bobo”. A corrupção, endêmica no Brasil, se rege por tal sofisma.
Mas ninguém pode livrar-se da voz interior, da natureza primeira, que inapelavelmente o acusa e pede punição. Pode fugir como Caim, mas ela continua, como um tímpano, a vibrar dentro dele. O corrupto foge mesmo que a Justiça não o persiga. Quem é esse que vê dentro do coração e para o qual não existem segredos e câmaras secretas? Novamente, a consciência: ela julga, admoesta, corrói por dentro, aplaude e condena.
DEUS EM NÓS – Os homens do espírito de ontem e de hoje testemunham: é Deus dentro de nós. Pouco importa o nome que lhe dermos. Mas tem a ver com uma instância que é mais alta que nós, cuja voz não consegue ser abafada pelo vozerio humano por mais forte que seja. Com acerto escreveu Sêneca: “A consciência é Deus dentro de ti, junto de ti e contigo”.
Abundam exemplos. No ano 310, Maximiliano mandou dizimar uma unidade de soldados cristãos porque se negaram a matar. Escreveram: “Somos teus soldados, imperador, mas antes somos servos de Deus. A ti fizemos o juramento imperial, mas a Deus prometemos não praticar nenhum mal. Preferimos morrer a matar. Preferimos ser mortos como inocentes a viver com a consciência acusando-nos”.
Em 1944, escreveu a seus pais um soldado alemão e cristão: “Fui condenado à morte porque me neguei a fuzilar prisioneiros russos indefesos. Prefiro morrer a levar pela vida afora a consciência carregada com o sangue de inocentes. Foi a senhora, querida mãe, que me ensinou sempre a seguir a consciência. Chegou a hora de viver essa verdade”.
VOZ DA CONSCIÊNCIA – Que força é essa que encheu de coragem os soldados romanos e o soldado alemão para poderem agir assim? É a voz da consciência. Nós não a criamos, por isso não podemos destruí-la. Podemos desobedecê-la. Negá-la. Recalcá-la. Mas fazê-la silenciar, isso não podemos.
A consciência é intocável e suprema. O respeito a ela é tão grande que até a consciência errônea deve ser ouvida e seguida. Por isso, os bispos reunidos no Concílio Vaticano II (1962-1965) deixaram escrito: “A consciência, mesmo quando erra, não perde sua dignidade”.
Está em consciência invencivelmente errônea a pessoa que empenha todos os esforços para buscar sinceramente a verdade, perguntando, estudando, deixando-se aconselhar por outros e questionando a si mesmo e, mesmo assim, erra.
ERRAR E CORRIGIR – Todo homem pode errar com a melhor das boas vontades. Por isso, deve sempre interrogar-se como está escutando ou não a voz interior. Albert Camus, referindo-se à moral da obediência cega, escreveu: “A boa vontade pode causar tanto mal quanto a má, quando não for suficientemente bem-informada”, quer dizer, quando não escutar a voz da consciência, chamando-o para a boa ação.
Escrevemos isso pensando na vergonhosa corrupção que contaminou nossa sociedade, especialmente os donos de empresas e políticos, até o desastrado presidente da República. São moucos face a sua consciência que os incrimina.

02 de julho de 2017
Leonardo Boff
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário