"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 13 de maio de 2017

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Que banqueiro teme a deduragem de Palocci?


Quem será a “importante figura do mercado financeiro” que atuava no financiamento de campanhas eleitorais – agora tremendo de medo de ser denunciada na “colaboração” premiada do temido Antônio Palocci Filho? Até agora alvo de dois processos que correm na 13ª Vara Federal com o juiz Sérgio Moro, o poderoso “consultor” Palocci tem tudo para ser o mais importante delator da Lava Jato. Chamado de “Italiano” na delação da Odebrecht, Palocci foi responsável por administrar repasses aos esquemas do PT no valor de R$ 128 milhões, entre 2008 e 2013.

Por ter sido ministro da Fazenda de Lula, ministro da Casa Civil de Dilma, coordenador de arrecadação para campanhas do PT e membro do Conselho de Administração da Petrobras, Palocci é o arquivo-vivo do maior escândalo de corrupção “nunca antes visto na História desse País” – como diria o cada vez menos poderoso chefão $talinácio. Palocci vai partir para a delação que pode ser a danação definitiva da petralhada. Quem teme a deduragem de Palocci? Todos os principais controladores do “mecanismo” do Crime Institucionalizado.

Por enquanto, o troféu de melhores delatores foi roubado da turma da Odebrecht pelo casal de marketeiros das campanhas eleitorais petistas. João Santana e Mônica Moura estão arrasando com as reputações dos ex-Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff. A baiana Mônica escancarou geral: “Minha garantia era Lula”. O casal confidenciou que se referia a Dilma pelo apelido de “Tia” e Lula tinha o codinome de “Pavarotti” (por causa da barba parecida com a do tenor italiano).

Além de revelar como Lula ajudou na arrecadação de campanha para o falecido presidente venezuelano Hugo Chavez (companheiro do Foro de São Paulo), João Santana se disse “profundamente arrependido de tudo” e resumiu que “todos violam a democracia com a prática generalizada do caixa dois eleitoral”. Santana até citou uma espécie de “cartel” entre os partidos para manter gastos de campanhas semelhantes, para não chamar atenção da fiscalização (que, comprovadamente, é falha).

A mulher de João Santana acabou com aquela questionável imagem da “Dilma Honesta” (vendida pelos acusadores do “golpe” contra a “Presidenta”. A delatora revelou alguns crimes que comprovam como Dilma tentou obstruir a “justiça” na Lava Jato. Mônica Moura citou que Dilma: 1) avisou ao casal quanto eles seriam presos; 2) batizou de “Iolanda” (em homenagem à esposa do general-presidente Costa e Silva) o e-mail secreto com o qual ambas trocavam mensagens operacionais; 3) sugeriu a mudança das contas de propinas da Suíça para Cingapura; 4) foi beneficiada pelo pagamento de R$ 170 mil em gastos pessoais, principalmente de beleza e estética; 5) além de ter agido por orientação da Odebrecht para anular provas da Lava Jato.     

As inconfidências de Mônica Moura aumentaram ainda mais a importância do delator Palocci. Segundo a marketeira, Palocci cuidava da arrecadação, porém a decisão final sobre valores acertados era sempre de Luiz Inácio Lula da Silva. Mônica contou que Palocci até “pechinchava”, mas o acerto final da grana era decidido pelo “chefe, que era Lula”. João Santana também confirmou que todas as decisões sobre pagamentos dependiam da “palavra final do chefe”. Se Palocci confirmar o que confidenciaram os marketeiros, Lula será definitivamente arrasado na Lava Jato.

Até agora, Lula e seus advogados negam que Palocci seja o intermediador de pagamentos que teriam o PT e Lula como beneficiários diretos. Palocci era defendido até ontem por um dos estrategistas da defesa de Lula. No entanto, o advogado criminalista José Roberto Batochio decidiu abandonar a defesa de dois casos de acusação contra Palocci na vara do Moro. Batochio seguirá na defesa de Lula – que divide com o escritório de Roberto Teixeira (um dos melhores amigos do ex-Presidente desde os tempos de sindicalista).

Quem assume a defesa e vai negociar a temida delação de Palocci é o escritório do advogado Adriano Bretas, de Curitiba, cujo sócio é o também advogado Tracy Reinadeti. Ambos são especialistas em “transação penal”. Palocci quer reduzir suas previsíveis condenações a 30 anos de prisão, fornecendo nomes, endereços e operações realizadas com sua participação. Palocci puxa cadeia desde setembro, quando foi pego pela Operação Omertá da Polícia Federal. Palocci divide a cela com Renato Duque – outro delator que ferrou Lula recentemente... Por ironia, a “famosa lei do silêncio no linguajar mafioso italiano” será quebrada se Palocci realmente soltar a língua para a Força Tarefa da Lava Jato...

Uma das condições prioritárias para aceitar a conversa com Palocci é que ele desista do pedido de habeas corpus que o ministro Luiz Edson Fachin decidiu passar para decisão final dos 11 ministros que formam o plenário do Supremo Tribunal Federal. Palocci deve ter se convencido a partir para a delação em função da inevitável danação com as revelações do casal João e Mônica, bem como a recente Operação Bullish contra o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e os irmãos Joesley e Wesley Batista, do grupo J&F, que controla o frigorífico JBS e até o Banco Original (criado por Henrique Meirelles).

Eis o motivo do cagaço de banqueiros e empresários que trabalharam com o “consultor” Palocci. Aliás, que excelente nome de remédio para prisão de ventre... Palocci tem poder de desarranjar a máfia tupiniquim do Crime Institucionalizado que escraviza os brasileiros. A confirmação da delação de Palocci é uma benção simbólica no Dia 13 de Maio - data da Libertação da Escravatura, pela Princesa Izabel, em 1888.

Lula ameaçando Moro?

O cara deve mesmo se sentir “o chefão” para fazer uma ameaça direta como essa ao juiz Sérgio Moro, no depoimento de 10 de maio, com direito a erro de concordância verbal:

“Espero que esta nação nunca abdique de acreditar na Justiça. Estes mesmos que me atacam hoje, se tiverem sinais de que eu serei absolvido, preparem-se... Porque os ataques ao senhor vai (sic) ser muito mais forte, quem sabe até”... (impossível compreender o final da ameaça) 
Mentira do além


Ponto futuro




Piada cibernética


O índio vai ao cartório e o funcionário pergunta:
- Em que posso ajudá-lo senhor?
- Índio quer mudar de nome.
- Mas senhor, os nomes indígenas são parte de suas raízes culturais. Tem certeza que deseja mudá-lo?
- Sim!  Índio ter certeza.  Índio não vê mais sentido em ter esse nome…
- Bom, sendo assim… Qual é o seu nome atual?
- Grande Nuvem Azul Que Leva Mensagem Para Outro Lado Da Montanha e Do Mundo.
- E como o senhor deseja se chamar?
- Whatsapp!

Em tempo: o indígena é da tribo dos Hiperconectados...

Nova versão de Lula para o PowerPoint do MPF




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

13 de maio de 2017
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário