"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 15 de março de 2017

PT APOIA A TESE DE GILMAR MENDES E DEFENDE UMA LEI PARA DIFICULTAR A LAVA JATO



Resultado de imagem para carlos zarattini
Zarattini, líder do PT, quer definir logo o texto do projeto
O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), defendeu nesta segunda-feira (13) que haja uma lei específica definindo quais provas podem ser levadas em conta para caracterizar corrupção entre políticos e empresas privadas, que é o cerne do esquema investigado pela Operação Lava Jato. “Tem que chegar a um texto que crie uma definição clara do que será essa prova. Porque, do jeito que está, toda a atividade parlamentar está sendo criminalizada. Tem que separar o que é atividade política legítima do que é atividade política ilegítima. Do jeito que está, estão jogando tudo no mesmo balaio”, afirmou o petista.
As palavras de Zarattini fazem parte de uma articulação para aprovar uma lei ainda sem redação clara e sem tramitação definida, mas que tem o objetivo de dificultar o que a maioria dos políticos considera hoje favas contadas –uma chuva de condenações no âmbito da Lava Jato.
UMA BOMBA – A delação de 78 executivos da empreiteira Odebrecht, que deve ter os primeiros pedidos de investigação analisados nos próximos dias pelo STF (Supremo Tribunal Federal), promete cair como uma bomba no Congresso e no governo de Michel Temer. Partidos do governo e da oposição têm políticos suspeitos de envolvimento nos ilícitos.
Zarattini defende que a legislação defina claramente qual prova pode ser aceita para mostrar que um político recebeu dinheiro de empreiteiras em troca de algum chamado “ato de ofício” irregular, como apoiar no Congresso uma emenda de interesse da empresa, por exemplo.
“Tem que investigar a origem do dinheiro, saber se tem provas, e, no nosso modo de ver, não bastam indícios ou ‘convicção”, como tem dito a ‘república de Curitiba”, afirmou o petista, criticando a força-tarefa da Lava Jato na capital do Paraná, cujo trabalho tem resultado em várias condenações decididas pelo juiz Sergio Moro. A ideia do PT e de vários partidos é reforçar a tese de que não bastam delações para que um político seja condenado.
UMA NOVA ANISTIA – O líder do PT na Câmara ressalva que se ficar provado que o dinheiro que abasteceu campanhas é proveniente de corrupção, aí não interessa se o candidato registrou a doação (caixa 1) ou a escondeu da Justiça Eleitoral (caixa 2).
“A partir dessa nova legislação, será feita uma análise do passado, definindo o que é crime eleitoral, o que é financiamento eleitoral, o que é crime de corrupção”, acrescentou, ressaltando não defender anistia para corrupção que tenha sido provada.
A Câmara já tentou no ano passado aprovar legislação anistiando os alvos da Lava Jato, mas a reação contrária após a manobra vir à tona acabou barrando essa articulação.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Com o maior entusiasmo, o PT decide apoiar e até liderar a aprovação da tese inventada pelo ministro Gilmar Mendes. Aliás, toda a bancada da corrupção, formada por parlamentares de praticamente todos os partidos (não vale citar exceções, que apenas confirmam a regra), está transformando o ministro numa espécie de salvador da pátria amada, salve, salve. Comportam-se como se os outros brasileiros fossem totalmente despreparados e incapazes de perceber essa deprimente armação. É bizarro, como dizem os jovens. (C.N.)

15 de março de 2017
Ranier Bragon
Folha

2 comentários:

  1. Eles vão fazer de tudo para acabar com a Lava Jato. Mas ao mesmo tempo eles estão preocupados porque a Lava jato tem todo o apoio do povo de Norte ao Sul e de Leste ao Oeste. Logo eles se encontram como diz os ditos populares no mato sem cachorro e se ficar o bicho come e se correr o bicho pega e também como bêbado no meio de tiroteio. O povo cansou de todas essas patifarias que se instalou na política Nacional e o povo de bem não aceita mais, tanto que o povo deu o seu primeiro recardo nas eleições Municipais de 2016, quando o PT fez apenas um prefeito em uma capital de um estado e com certeza a resposta maior virá nas eleições majoritárias de 2018 e é isso que está deixando eles sem dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse, joão! A Lava Jato já é um patrimônio nacional!

      Excluir