"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

TEMER IMITA DILMA E CRIA DOIS MINISTÉRIOS, UM DELES PARA BLINDAR MOREIRA FRANCO



Moreira Franco passa a ter foro privilegiado no Supremo
O presidente Michel Temer resolveu criar mais duas pastas: O ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria Geral. Esta última que será ocupada pelo secretário executivo do Programa Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco. A desembargadora aposentada Luislinda Valois, ligada ao PSDB, assumirá o novo Ministério dos Direitos Humanos. E o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy, da Bahia, foi nomeado para a Secretaria de Governo (Articulação Política), que era ocupada por outro baiano, Geddel Vieira Lima.
As mudanças serão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira. Moreira Franco, citado em delações da Odebrecht, passa a ter foro privilegiado. O trabalho que faz atualmente no PPI também será incorporado à Secretaria Geral.
“Suas tarefas estarão voltadas para dar apoio às ações do presidente da República e conferir maior agilidade ao funcionamento do Palácio do Planalto em suas ações de governo e de atuação presidencial “- explicou o porta-voz Alexandre Parola sobre as futuras atribuições de Moreira Franco

03 de fevereiro de 2017

Por meio de seu porta-voz, Temer também confirmou Antonio Imbassahy para a Secretaria de Governo. A partir de agora, o governo passa a ter 27 ministérios. Outra mudança anunciada é na nomenclatura do Ministério da Justiça, que passa a se chamar Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Secretaria Geral foi criada pelo ex-presidente Lula e extinta por Dilma Rousseff, no fim de 2015. Sob Temer, a Secretaria Geral abrigará a Secretaria de Comunicação (Secom), o cerimonial e a administração da Presidência da República.
Luislinda Valois comandava, desde o início do governo Temer, em junho, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), subordinada ao Ministério da Justiça. Segundo Temer, as mudanças têm o “objetivo de aprimorar as condições de governança, buscar maior eficiência e melhorar a gestão pública”.
Temer também aproveitou para homenagear o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pela reeleição.
“O presidente parabeniza o deputado Rodrigo Maia pela expressiva votação que obteve com ampla base partidária para continuar a comandar a Câmara dos Deputados. Aproveita para também congratular os demais candidatos” – disse Temer por meio do porta-voz Alexandre Parola.

03 de fevereiro de 2017
Catarina Alencastro e Eduardo Barretto
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário