"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

NOVO RELATOR DECIDIRÁ DENÚNCIAS CONTRA RENAN, COLLOR, GLEISI E OUTROS PARLAMENTARES


Resultado de imagem para novo relator charges
Um dos cinco será escolhido para ser relator da Lava Jato
Renan Calheiros, Fernando Collor, Gleisi Hoffmann, Valdir Raupp, Eduardo da Fonte e Nelson Meurer, estes são os principais políticos denunciados na Lava Jato ao Supremo Tribunal Federal e que estavam sob a tutela do gabinete do ministro Teori Zavascki, morto no dia 19 em um acidente aéreo em Paraty (RJ). Agora, estas investigações ficarão a cargo do novo relator da operação na Corte, Edson Fachin,  escolhido nesta quinta-feira, dia 2, por sorteio.
NOVAS INVESTIGAÇÕES – Com isso, além de ficar responsável pelos inquéritos da Lava Jato e as novas frentes de apuração decorrentes das delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, o ministro Edson Fachin terá que dar encaminhamentos às denúncias que atingem parlamentares da base e da oposição ao governo.
Diferente das ações em primeira instância, que dependem apenas da decisão singular do juiz, o recebimento ou não das acusações no Supremo têm de ser referendadas pelas respectivas turmas da Corte, após a análise do relator – cabe a ele liberar as acusações para votação no colegiado, que no caso é a Segunda Turma.
Em denúncias sobre de presidentes da Câmara e do Senado ou presidente da República, a decisão sobre a denúncia deve ser votada no plenário do STF.
DENÚNCIA DE COLLOR – O caso mais antigo no gabinete que Teori ocupou na Corte é a denúncia contra Collor, a primeira apresentada por Janot na Lava Jato junto com a do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em 20 de agosto de 2015. De lá para cá, a denúncia já foi aditada, para incluir entre os acusados até a mulher do ex-presidente, Caroline Serejo Medeiros Collor de Mello, mas ainda não foi liberada para ser julgada pela Segunda Turma do STF, responsável pelos casos da Lava Jato. Ao todo, a acusação tem 278 páginas.
O senador é acusado de receber ao menos R$ 29 milhões em propinas entre 2010 e 2014 referentes a dois contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobrás que, segundo revelaram as investigações da Lava Jato, também teria sido palco de um esquema de corrupção e loteamento de cargos políticos de maneira similar ao que ocorreu na estatal petrolífera.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Entre os cinco no sorteio, Lewandowski, Toffoli e Mendes são críticos da Lava Jato e Celso de Mello não aceita prisão de réu criminal condenado em segunda instância. Portanto, só restava Fachin como garantia de um maior rigor na relatoria da Lava Jato. A Lava Jato escapou por pouco, mas ainda corre perigo no Congresso, com os projetos que visam a inviabilizar a operação(C.N.)

03 de janeiro de 2017
Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário