"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

MINISTRO DO STF DEFENDE LIBERAÇÃO DE MACONHA E COCAÍNA, MAS POR QUE NÃO TAMBÉM AS ARMAS?




O argumento lógico usado para defender a liberação das drogas cabe perfeitamente na liberação da posse de armas de fogo.


Luís Roberto Barroso, ministro do STF, defendeu a legalização da maconha e da cocaína. Sim, isso mesmo. Segue trecho do que ele falou, mas voltamos em seguida:

“A primeira etapa, ao meu ver, deve ser a descriminalização da maconha. Mas não é descriminalizar o consumo pessoal, é mais profundo do que isso. A gente deve legalizar a maconha. Produção, distribuição e consumo. Tratar como se trata o cigarro, uma atividade comercial. Ou seja: paga imposto, tem regulação, não pode fazer publicidade, tem contrapropaganda, tem controle. Isso quebra o poder do tráfico. Porque o que dá poder ao tráfico é a ilegalidade. E, se der certo com a maconha, aí eu acho que deve passar para a cocaína e quebrar o tráfico mesmo” (grifamos)

O argumento central, portanto, é acabar com o comércio ilegal. Com isso, ele argumenta, o tráfico iria “quebrar”.

Independentemente do mérito da questão, e cada um que tenha seu lado, há que se considerar o argumento para outros casos. Se a ideia é “quebrar” o traficante de droga, por que também não “quebrar” o de armas? Produção, distribuição, vendas a cidadãos, tudo liberadíssimo. Certamente, seguindo a exata lógica do ministro, quebraríamos o comércio ilegal das armas.

“Ah, mas arma mata” – disse o cara lá do fundo. Sim, mata. Justamente por isso, uma sociedade armada põe medo nos criminosos. Não, não é falácia, é comprovado. Basta ver as estatísticas de crimes violentos onde as armas são permitidas. E o fator final: aqui, são proibidas, e temos 60 mil homicídios por ano.

Por fim, o sujeito sob efeito de alguma droga também mata. Nesse caso, confia-se na sua capacidade de arcar com as próprias responsabilidades – o que também se aplica a quem assume os riscos e responsabilidades de comprar uma arma para a própria defesa.

Mas não adianta esperar muita coerência. A lógica vale para um caso, nunca para o outro.

02 de fevereiro de 2017
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário