"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

TEMER FORTALECE MOREIRA FRANCO E ESVAZIA PADILHA, QUE NÃO MANDA MAIS NADA




Resultado de imagem para Moreira Franco
Moreira se torna o novo homem-forte do governo
Conforme anunciamos aqui na “Tribuna da Internet”, com absoluta exclusividade, estão péssimas as relações entre o presidente Michel Temer e o outrora todo-poderoso ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil. A criação da Secretaria Geral da Presidência, com status de ministro e que a partir desta sexta-feira está ocupada por Moreira Franco, confirma que nossa informação era rigorosamente verdadeira e Eliseu Padilha não manda mais nada.
NOVA CASA CIVIL – Além de continuar tocando o Programa Parcerias de Investimentos (PPI), o novo ministro Moreira Franco passa a comandar a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), o Cerimonial e a Administração da Presidência da República, esvaziando completamente a Casa Civil de Eliseu Padilha.
A mudança no organograma do Planalto faz também com que a estratégica Assessoria de Imprensa, que era subordinada à Casa Civil, fique agora sob comando direto de Moreira Franco, a quem o jornalista Márcio de Freitas Gomes, da equipe de Padilha, passa a se reportar, se quiser permanecer no emprego.
FICOU INVIÁVEL – Com isso, a Casa Civil fica inviável, até porque a mais importante assessoria que restou – a Subchefia de Assuntos Jurídicos, comandada por Gustavo do Vale Rocha – já tinha sido esvaziada há meses, depois do grave erro cometido no processo da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), na fase de interinidade de Temer. O advogado só não foi demitido por ser da cota de Padilha, que na época ainda mandava no Planalto.
Temer sabe jogar, na hora certa. Para disfarçar a pancada em Padilha, ao mesmo tempo o presidente recriou desnecessariamente o Ministério dos Direitos Humanos, para abrigar mais uma mulher, e nomeou o deputado tucano Antonio Imbassahy para a Secretaria de Governo, que vai cuidar exclusivamente da Articulação Política, o que significa acalmar o PSDB e o Centrão, as missões principais, através de nomeação de cargos na administração direta e nas estatais.
Padilha está desesperado, mas não passa recibo e mandou a Assessoria de Imprensa espalhar que essa mudança radical no funcionamento do Planalto foi “apenas” para justificar o foro privilegiado para Moreira. E quem quiser que conte outra, como se dizia antigamente.
###
PS
 – Com essa manobra de audácia, Temer vira o jogo e responde à pergunta que fizemos nesta quinta-feira aqui na Tribuna da Internet: é refém dos caciques do PMDB ou faz parte da quadrilha? Bem, o fato concreto é que ele está começando a se libertar. Aliás, o que se diz no Planalto é que Temer vai deixar Padilha apodrecer ao vivo e a cores, até pedir demissão. (C.N.)


03 de fevereiro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário