"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

TRUMP ABRE CAÇA AOS IMIGRANTES E VAI CONSTRUIR MURO (A SER PAGO PELO MÉXICO?)




Trump política de fronteira
Em matéria de assinar decretos, Trump é um fenômeno
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (dia 25) dois decretos para implementar novas políticas de imigração no país. Entre elas, está a que colocará em prática o plano de construir um muro na fronteira com o México. “Falávamos disso desde o começo”, disse ele. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, Trump negociará com o Congresso a verba para a construção do muro, mas “mais cedo ou mais tarde” o governo do México compensará esses gastos. Durante a campanha o presidente sempre prometeu que o governo americano não pagaria pelo muro, sem explicar como faria o país vizinho custear a obra.
O presidente mexicano Enrique Peña Nieto diz que não há possibilidade de isso ocorrer. Mas o novo governo americano insiste.
“Construir essa barreira é mais que uma promessa de campanha. É senso comum para proteger nossas fronteiras porosas”, disse Spicer. “Há um fluxo de drogas, crime e imigração ilegal para os Estados Unidos.
CIDADES SANTUÁRIOS – Ainda de acordo com Spicer, a outra ordem executiva irá acabar com o financiamento das “cidades santuários” que acolhem os refugiados e colocará fim à política de “prisão e soltura” de imigrantes indocumentados de administrações anteriores.
Apesar disso, ele garante que os imigrantes serão tratados “da maneira mais humana possível”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como se vê, Trump já abriu a temporada de caça aos imigrantes ilegais. Quem não tiver green card vai ser repatriado. Vai tentar construir o muro da vergonha na fronteira, mas dizer que o México vai pagar o custo da obra é uma espécie de Piada do Ano, em versão internacional(C.N.)

26 de janeiro de 2017
Deu em O Tempo
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário