"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

SOCIEDADE DE GAGOS

O sentimentalismo do politicamente correto permeia todas as eleições sociais na atualidade, criando uma sociedade de gagos. Professores, jornalistas, intelectuais e todos os que fazem uso da palavra com mais frequência pensam duas vezes antes de dizer algo.

Não se advoga aqui a tese de ofensas gratuitas a ninguém, até porque a injúria é crime, mas se desenvolveu no mundo - no Brasil, como cópia - a cultura do invólucro, a capa valendo em detrimento do conteúdo. O sujeito pode ser um crápula em sua atividade cotidiana, opressor, tirano e golpista, mas será admirado se usar as palavras certas nos lugares certos, como chamar menor infrator de adolescente em conflito com a lei.

Em um curso de extensão da Universidade de Brasília, travou-se uma debate sobre a correção do uso do termo "é claro", que denotaria preconceito linguístico-racial. O jornalista Luiz Natal informa que se iniciou um movimento de censura a marchinhas antigas de Carnaval consideradas politicamente incorretas, como a "homofóbica" Cabeleira do Zezé.

Uma organizadora de bloco do Rio de Janeiro tenciona retirar a música Tropicália, de Caetano Veloso, do repertório, por repetir a palavra incorreta mulata, que constitui preconceito racial por se referir aos mestiços como barriga de mula. O politicamente correto, como uma capa que encobre a realidade, presta um desserviço a quem luta contra os preconceitos. Jogando-os para debaixo do tapete, ninguém saberá que eles existem, mesmo existindo.

Além disso, transforma em vítimas eternas da sociedade amplos segmentos que, se juntos, formariam a maioria, no entanto são como minorias que interessam aos grupos que se alimentam da suposta miséria alheia.


26 de janeiro de 2017
Miguel Lucena - Delegado da PCDF e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário