"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

INTERPOL É ACIONADA PARA PRENDER EIKE BATISTA - EM VIAGEM FORA DO BRASIL - QUE PODE DELATAR O PARCEIRO LULA



A Operação Eficiência, um desdobramento da Operação Calicute, que também é uma extensão da Lava Jato no Rio de Janeiro, só não foi ainda completamente eficiente porque não encontrou seu principal alvo: o empresário Eike Batista, que teve a prisão preventiva decretada, mas estaria viajando, fora do Brasil. Pelo menos dois outros que também tiveram a prisão decretada – Sérgio Cabral Filho e sua esposa Adriano Ancelmo - já estão presos no complexo penitenciário de Gericinó. O irmão de Cabral, Maurício, será conduzido coercitivamente para depor na Polícia Federal.

Além de Eike, os investigadores correm atrás de US$ 100 milhões de dólares desviados em negociatas com o setor público para paraísos fiscais. O ex-bilionário Eike, que chegou a acumular uma fortuna de R$ 34 bilhões, foi denunciado pelo Ministério Público Federal de fazer parte do grupo de Cabral. Outro preso ilustre foi um ex-braço de direito de Eike: Flávio Godinho, atual vice-presidente de Futebol do Flamengo. Godinho foi sócio de Eike em várias offshores. Ele é suspeito de intermediar negociações para repasse de dinheiro a políticos.

Uma expectativa de investigadores da Lava Jato é que a prisão de Eike Batista acabe convencendo o empresário a aderir à delação premiada que tem chances de nomear um outro importante “parceiro” do grupo de Cabral. O nome dele é Luiz Inácio Lula da Silva. Até agora, Cabral e Adriana não pensam em aderir à “colaboração premiada”.

O advogado Fernando Martins informou que Eike irá se apresentar à Polícia assim que retornar ao Brasil. Só não definiu a data. A Interpol já está acionada para procurar por Eike – considerado “foragido”. A Força Tarefa faz o recolhimento de provas na residência do empresário.

Enquanto isso, o STF segue ouvindo executivos da Odebrecht para que confirmem que suas delações ocorreram espontaneamente, e não sob coação. Nesta sexta, o ouvido será Marcelo Bahia Odebrecht, preso em Curitiba.

Detonação do Ministro

Do presidente do TST, Ives Gandra Martins Filho, uma pancada na campanha da Folha de São Paulo e O Globo contra sua possível indicação a ministro do Supremo Tribunal Federal:

“Diante de notícias veiculadas pela imprensa, descontextualizando quatro parágrafos de obra jurídica de minha lavra, venho esclarecer não ter postura nem homofóbica, nem machista. Deixo claro no artigo citado, de 70 páginas, sobre direitos fundamentais, que as pessoas homossexuais devem ser respeitadas em sua orientação e ter seus direitos garantidos, ainda que não sob a modalidade de matrimônio para sua união. Por outro lado, ao tratar das relações familiares, faço referência apenas, de passagem, ao princípio da autoridade como incito a qualquer comunidade humana, com os filhos obedecendo aos pais e a mulher ao marido no âmbito familiar, calcado em obra da filósofa judia-cristã Edith Stein, morta em campos de concentração nazista […]”

“O compartilhamento da autoridade sempre me pareceu evidente, tendo sido essa a que meus pais casados há 58 anos viveram e a qual são seus filhos muito gratos. Por outro lado, cabe lembrar que fui relator no Plenário do TST do processo que garantiu às mulheres o direito ao intervalo de 15 minutos antes de qualquer sobrejornada de trabalho, decisão referendada pela Suprema Corte. As demais posturas que adoto em defesa da vida e da família são comuns a católicos e evangélicos, não podendo ser desconsideradas ‘a priori’ numa sociedade democrática”.

Segredinho do Cabeleira



Piada petralha








Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

26 de janeiro de 2017
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário