"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 1 de janeiro de 2017

SUPOSTA FILIAÇÃO PARTIDÁRIA E FALTA DE SERIEDADE DE LIDERANÇAS DE MOVIMENTO DE RUA


Essa semana surgiu a informação de que uma das supostas lideranças do movimento de rua, a jornalista Joice Hasselmann, seria filiada a um partido de esquerda. 

A informação veio acompanhada de um documento do TSE indicando tal filiação. A jornalista veio a público nessa sexta-feira, mas não fez o que dela se esperava: ou reconhecer tal filiação e assumir o ônus político daí decorrente, ou dizer que se trata de homônimo, ou então negar tal filiação e denunciar ter sido vítima de uma fraude e de um crime. 
Em vez disso, ela desconversou, desqualificou o ativista que primeiro trouxe a informação, mandou beijinhos direto da mesa de um bar e ainda chamou seus (dela) seguidores de “povinho fofoqueiro” que se intromete em sua vida pessoal.

Em primeiro lugar, filiação partidária não é assunto de fofoca, é assunto político e é um tema de interesse público, que não diz respeito exclusivamente à vida privada da pessoa. Tanto o é, que a informação sobre a filiação partidária de qualquer cidadão ou cidadã é disponibilizada publicamente no TSE. 
Em segundo lugar, há um problema de postura: figuras públicas têm sim a obrigação de prestar certas informações e esclarecimentos ao público, especialmente a seus seguidores.

O problema de conduta como a da jornalista diante de episódios desse tipo reflete um problema geral que ocorre com os movimentos de rua surgidos em tempos recentes: suas supostas lideranças (que a rigor não são lideranças, mas porta-vozes alçados a essa condição por força das circunstâncias) confundem o comportamento que se espera de uma autêntica liderança política com o comportamento blasé e afetado e previsível de aspirantes a pseudocelebridade. 
Esperemos que nos próximos a jornalista esclareça de fato essa questão principalmente junto a seu público, e que passe a tratá-lo com mais respeito.

Atualização:

Como é de conhecimento público, a jornalista Joice Hasselmann está sendo processada por Lula. O advogado de Joice se chama Adib Abdouni, autor do livro Operação Lava Lula. 
Na apresentação do livro, o autor afirma ter sido sempre simpatizante da ideologia de esquerda e que foi filiado ao PC do B, além de ter apoiado as candidaturas de Lula e Dilma, como se pode ver na foto abaixo, que é uma reprodução da capa e da abertura do livro.
249
CLIQUE PARAMPLIAR

01 DE JANEIRO DE 2017
crítica naciional

Nenhum comentário:

Postar um comentário