"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 1 de janeiro de 2017

ACABOU O SUSPENSE: LULA SE SUPERA E CONQUISTA O TROFÉU PIADA DO ANO DE 2016


Resultado de imagem para lula + alma viva mais honesta
ilustração do site www.meme4fun.com
Enquanto os fogos explodiam e iluminavam os céus, os jurados do concurso Piada do Ano 2016 estavam comemorando (e bebemorando…) em meio à árdua seleção dos finalistas do troféu Piada do Ano 2016. E desta vez nem houve muita discussão quanto ao vencedor, porque o resultado era óbvio e acabou sendo anunciado em decisão unânime, sem choro nem vela. E o grande laureado foi Lula da Silva, aplaudido de pé pelos jurados, pois o desempenho do ex-presidente realmente foi insuperável, não tinha para ninguém, como se dizia antigamente.
LULA FOI À FORRA – O fato é que Lula é um personagem altamente competitivo, não gosta de perder para ninguém. Ficou altamente injuriado quando saiu o resultado da Piada do Ano de 2015, em que a vencedora foi Dilma Rousseff, por ter se exibido em “stand up comedy” perante a Assembleia Geral da ONU, apresentando a criativa Teoria da Estocagem do Vento perante diplomatas, governantes e jornalistas do mundo inteiro.
Apesar de sua grande amizade a Dilma Rousseff, o fato é Lula ficou enlouquecido com a vitória dela e imediatamente começou a bolar um anedota que fosse capaz de desestimular qualquer outro concorrente, de forma a lhe garantir a conquista do troféu Piada do Ano em 2016. E não deu outra.
NO INÍCIO DO ANO – Lula estava tão determinado que nem esperou o tempo passar. Surpreendeu a todos, ao apresentar a piada vencedora logo em janeiro, quando Dilma ainda estava distraída, comemorando a vitória de 2015, e os demais concorrentes ainda nem tinham começado a esquentar os motores.
E foi assim que, no dia 20 de janeiro, Lula convocou um grupo de blogueiros para assistir à sua consagradora apresentação, que começou às 10 horas da manhã, no palco principal do Instituto Lula, quando o ex-presidente então começou a contar uma série interminável de piadas, que foram entusiasmando cada vez mais a platéia, até chegar ao chamado “gran finale”:
Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da Igreja Católica, nem dentro da Igreja Evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido”, disse Lula, levando ao delírio os blogueiros, que o aplaudiram de pé, a ovação parecia que não ia acabar nunca.
SEGUNDO COLOCAÇÃO – A vitória de Lula foi uma barbada e desta vez apagou por completo o desempenho de Dilma Rousseff, que não teve como enfrentar o mestre. Os jurados só tiveram muito trabalho para definir a segunda colocação, que merecidamente acabou ficando com a nova chefe da Advocacia-Geral da União, ministra Grace Mendonça, considerada também a Revelação do Ano.
A primeira piada dela foi dizer que não conseguia achar um HD externo para processar os políticos corruptos, entre os quais Renan Calheiros. Em seguida, afirmou não se lembrar de que há 19 anos estava filiada ao PSDB, e passou então a ser conhecida como a “esquecidinha da AGU”. Depois, se ofereceu para fazer um parecer inocentando Geddel, o presidente Temer acreditou nela e deu até declarações, porém era só mais uma piada de Grace Mendonça, porque já existia o parecer definitivo da AGU contra a construção do imóvel e não se podia mais alterá-lo.
TERCEIRO COLOCADO –  Em mais uma sábia decisão, os jurados deram a terceira colocação ao deputado Jorge Picciani, que tinha sido ovacionado na Assembleia estadual ao anunciar que o ex-governador Sérgio Cabral logo provaria sua inocência.
A comissão entendeu que a anedota de Picciani foi muito melhor que a do ex-governador, que arrancou gargalhadas no Tribunal de Contas do Estado ao admitir que, para autorizar a nova obra superfaturada do metrô do Rio, apresentou como documentos alguns contratos firmados no século passado, realmente uma piada jamais vista em prestação de contas de  nenhum governador, era absolutamente inédita.
###
PS – A partir de hoje começam as inscrições do concurso Piada do Ano de 2017,  e os organizadores lamentam que Dilma Rousseff esteja muito reclusa e afastada da competição. É uma pena, porque poucos humoristas do mundo conseguem criar piadas com o brilho da famosa mulher sapiens brasileira, que gosta de aplaudir a mandioca(C.N.)

01 de janeiro de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário