"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

JANOT ATENDE A TEMER E ENVIA AO SUPREMO OS 900 DEPOIMENTOS DA ODEBRECHT


Resultado de imagem para vazamento de delação charges
Charge do Baggi, reprodução do Jornal de Brasília
Cerca de 900 depoimentos em delação premiada de donos, executivos e ex-funcionários da Odebrecht, que fechou acordo de leniência com investigadores da Lava-Jato, estão sendo recebidos nesta segunda-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF), último dia de trabalho antes do recesso forense. As oitivas — gravadas em vídeo — são acompanhadas de anexos informativos, documentos, mensagens de e-mail, números de telefone e tudo o mais o que 77 delatores vinculados à empreiteira trouxeram para embasar confissões de crimes e denúncias contra outros participantes em irregularidades nos últimos anos.
Do que se viu até agora, não foram alvos somente o PMDB e o PT mas também legendas como PSDB, PTB, DEM, PP etc. A amplitude dos temas — e das contribuições financeiras que a Odebrecht fez ao longo de sua história recente — amedronta políticos e também empresários que podem ser descobertos na “parceria”. Governos no exterior, na África e na América Latina também estão sendo denunciados.
TRABALHO NO RECESSO – O mnistro-relator da Lava-Jato no Supremo, Teori Zavascki, que deve passar as festas de fim de ano no Rio Grande do Sul, conta com uma equipe de assessores e dois juízes instrutores para analisar o material vindo da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Se precisar de espaço físico e mais pessoal, poderá pedir à presidente do STF, Cármen Lúcia, que se colocou à disposição para cedê-los. Os auxiliares de Teori vão trabalhar durante o mês de janeiro, apesar do recesso no tribunal. Como ocorreu algumas vezes, é possível que o ministro homologue as colaborações premiadas antes de fevereiro, quando o STF volta à ativa. Mas essa antecipação tem um obstáculo. Interlocutores do magistrado ouvidos pelo Correio contam que ele tem reclamado de cansaço e da necessidade de tirar férias.
CONFISSÃO DE CRIMES – Pelo acordo fechado, a Odebrecht confessa crimes, presta informações, paga uma multa de R$ 6,8 bilhões em 20 anos para os governos do Brasil, EUA e Suíça, e obtém penas reduzidas para seus funcionários e sócios e a possibilidade de manter contratos com o poder público. Os executivos ainda pagarão multas individuais.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O presidente Michel Temer e a ministra Grace Mendonça, da Advocacia-Geral da União, pediram duas coisas ao procurador-geral Janot – 1) Maior celeridade nas delações; 2) Anulação da delação em que houve vazamentos citando Temer. A primeira reivindicação está sendo atendida nesta segunda-feira, com a chegada ao Supremo de uma van com o resultado inicial das delações da Odebrecht (vídeos e transcrições de cerca de 900 depoimentos, provas e documentos anexados). Quanto à segunda solicitação, o procurador-geral não poderá cumpri-la por inexistência de base jurídica, fato que depõe contra os conhecimentos jurídicos do constitucionalista Michel Temer e da advogada Grace Mendonça, conforme foi comprovado aqui na Tribuna pelo ensaio do jurista Jorge Béja. (C.N.)

19 de dezembro de 2016
Eduardo Militão
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário