"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

CÁRMEN DEFENDEU O STF COMO TÉCNICO, MAS DEPOIS TERIA NEGOCIADO UMA SAÍDA POLÍTICA PARA RENAN

Afinal, o STF é um tribual técnico ou político?


Um dia após os protestos que pediram a cabeça de Renan Calheiros, Marco Aurélio Mello concedeu liminar que afastava do cargo o presidente do Senado. Muitos se apressaram em dizer que a Suprema Corte finalmente escutava as vozes das ruas. Na manhã de 6 de dezembro de 2016, Cármen Lúcia negou a pressão e pronunciou-se nos seguintes termos a respeito da decisão do colega: “O Supremo toma decisões muito impopulares. Para isso que o STF é tão técnico“.

Segundo o jornalista Josias de Souza, na tarde de 6 de dezembro de 2016, em conversa com dois senadores da República, Cármen Lúcia se permitiu as seguintes aspas:

“Me ajude a pacificar essa Casa”, rogou Cármen Lúcia em telefonema a uma das pessoas às quais recorreu no Senado. “Se tirar o Renan daquela cadeira, o governo do Michel Temer acaba”, disse a voz do outro lado da linha, segundo relato feito ao blog. “O vice do Renan é do PT, Jorge Viana. Ele não tem compromisso nenhum com a agenda econômica do governo. O PT quer implodir os planos do governo.”

O Implicante pergunta: isso, mesmo ao longe, mesmo a uns 3 mil quilômetros de distância, parece um tribunal técnico? Ou não passa de um tribunal político que vai tomando decisões de acordo com as conveniências?

Político. Claro que político! Como o STF se acostumou a ser. A diferença agora é que o rei está nu. E, ao contrário do que cantava Caetano Veloso, o rei é muito mais feio nu.


09 de dezembro de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário